Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 247
O JOGO COMO METODOLOGIA ÀS SÉRIES INICIAIS

Palavra-chaves: JOGO, SÉRIES INICIAIS, PIBID, MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho discorre sobre o jogo como recurso metodológico às Séries Iniciais do Ensino Fundamental a partir da experiência proporcionada pelo Subprojeto de Matemática/PIBID da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína, na Escola Estadual Deputado Federal José Alves de Assis, com a turma 4º ano. Nossas reflexões estão embasadas, principalmente, sob o olhar de Brougère (2002, 2011), Kishimoto (2010, 2011) e Moura (1991, 2010) no diz respeito à virtualidade para a aprendizagem. Ressaltamos que nos apropriamos dessa metodologia conforme a definição de Lara (2003) dos jogos de aprofundamento, visto que nossas atividades foram de monitoria. Como método avaliativo utilizamos atividades escritas e observação antes e pós-jogo, esta de forma contínua por certo período de tempo. A partir dessa avaliação verificamos que o jogo enquanto método para o ensino de Matemática nas Séries Iniciais mostra-se uma metodologia exitosa, desde que se respeitem as peculiaridades que exige para sua ação efetiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.