AZEVEDO, Nulcia Odalea Costa. Eja modular para a educação no cárcere. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25237>. Acesso em: 23/12/2024 15:31
Na educação penitenciária há muitos entraves que dificultam seu desenvolvimento, pois tudo interfere no funcionamento da escola – o detento não pode estudar, por várias situações atípicas do cárcere e nesses casos as aulas são suspensas. Além disso, a infra-estrutura montada para a escola é muito carente de recursos e as aulas ministradas ocorrem em salas de aulas adaptadas. As atividades educacionais são realizadas em meio as celas onde ficam os alunos privados de liberdade que a partir disso pensou-se em um currículo adequado para atender esta demanda tão especifica. Neste contexto curricular, a identidade do fazer pedagógico deve ser vista como algo que está em diversos lugares, porém com características diferentes entre si. Atualmente a Secretaria de Educação através da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos buscou no decorrer de dois anos implementar uma organização curricular que viabilizasse a efetivação do ensino nas unidades prisionais.