As instituições democráticas brasileiras estão em crise, a qual perpassa vários setores da gestão pública, como saúde, segurança, previdência e educação. E esta crise dificulta não só a prestação destes serviços, como também a melhoria dos mesmos. E é necessário resgatar ou ao menos manter a confiabilidade da sociedade em algumas instituições com histórico consolidado há décadas. Especificamente no setor da educação pública observa-se, que ao contrário da educação básica, a educação superior ainda é referência na construção do conhecimento. Com destaque para as universidades públicas, como a UEMA. Justifica-se este trabalho para demonstrar como a Universidade Estadual do Maranhão executa suas práticas extensionistas a fim de aproximar a comunidade externa às ações desenvolvidas pela instituição, identificando quais os locais e temáticas mais trabalhadas na extensão desta instituição. Para a sociedade, este trabalho é importante ao sintetizar noções de extensão universitária e sua importância. O Objetivo deste trabalho é mapear os projetos de extensão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), considerando a distribuição pelos municípios do Estado do Maranhão, por área temática, bem como a formação dos discentes atuantes. Para isso é necessário delinear a noção de extensão universitária, e posteriormente levantar características dos projetos de extensão. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com consulta a autores que conceituam e relatam a importância da extensão do ensino superior, (como Ferreira e Leopoldi; Tavares; Guadilla; Caro e Jantke; e Goebel e Muira) bem como à legislação pertinente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Política Nacional de Extensão Universitária). Também se consultou documentos junto à UEMA sobre a legislação da organização da Instituição e relatórios departamentais dos projetos executados entre 2010 e Agosto de 2016. Como resultado, verificou-se que os projetos de extensão da UEMA tendem a concentrar-se em São Luís e algumas cidades-polo (como Imperatriz, Caxias e Santa Inês), nas áreas temáticas de educação e saúde, e terem a participação dos discentes de cursos relacionados à saúde, educação e setor de produção agropecuário. Além disso, verificou-se que a Instituição em Estudo conclui mais de 99% dos projetos de extensão que dá início, deixando claro o compromisso das equipes de trabalho em não abandonarem os projetos iniciados. Como sugestão, propõe-se futuro estudo mais aprofundado para entender como as ações extensionistas da UEMA tem impacto no desenvolvimento social do Estado do Maranhão, visto que esta pesquisa foi exploratória e descritiva consultando apenas documentos institucionais e não os públicos externos aonde foram realizados os projetos finalizados.