A AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA EM REGIME DE ALTERNÂNCIA NO CAMPUS NOVO PARAÍSO/IFRR
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 24784 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 709 "titulo" => "A AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA EM REGIME DE ALTERNÂNCIA NO CAMPUS NOVO PARAÍSO/IFRR" "resumo" => "Este trabalho analisou o processo pedagógico da Alternância destacando suas contribuições na trajetória escolar de alunos do curso Técnico em Agricultura do Campus Novo Paraíso/IFRR. Procurou responder se foram alcançados os objetivos propostos no processo ensino-aprendizagem nas dimensões pedagógicas em relação ao desenvolvimento da disciplina, desempenho docente e no desempenho discente. Na busca das respostas construiu-se um percurso metodológico, onde o primeiro momento foi à contextualização dos espaços e locais onde os sujeitos pesquisados estavam inseridos correspondentes aos municípios de Caracaraí, Cantá e Iracema do estado Roraima. Em seguida foram fundamentadas as teorias de conceitos relacionados ao objeto de estudo, obedecendo a seguinte lógica: Trajetória Escolar, Currículo e a Complexidade da Pedagogia da Alternância. Entre tantas riquezas teóricas aprofundou-se sobre os fundamentos filosóficos e metodológicos da Pedagogia da Alternância como estratégias educacionais para a implementação do Currículo da Educação do Campo. O estudo levou em consideração referências bibliográficas, as práticas e experiências desenvolvidas por instituições e profissionais que já atuaram com esta pedagogia. A metodologia caminhou em uma pesquisa de campo. O eixo epistemológico da pesquisa foi o enfoque hermenêutico (modelo subjetivista). Já no âmbito da pesquisa qualitativa, esta investigação teve como abordagem metodológica o estudo de caso. As análises e conclusões foram o conjunto de informações adquiridas da coleta de dados, correspondente a cada uma das manifestações presentes nas etapas da pesquisa, onde respondeu os questionamentos sobre a avaliação do processo pedagógico da Alternância e de suas contribuições na formação dos sujeitos oriundos do município de Cantá e do município de Iracema." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 – PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, PEDAGOGIA INTINERANTE E PEDAGOGIA DA TERRA (OUTRAS PEDAGOGIAS)" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA., AVALIAÇÃO., CURRÍCULO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA12_ID709_07092016093828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIEZER NUNES SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIEZER (IFRR)" "autor_email" => "eliezer.nunes@ifrr.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE RORAIMA - CAMPUS NOVO PARAÍSO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 24784 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 709 "titulo" => "A AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA EM REGIME DE ALTERNÂNCIA NO CAMPUS NOVO PARAÍSO/IFRR" "resumo" => "Este trabalho analisou o processo pedagógico da Alternância destacando suas contribuições na trajetória escolar de alunos do curso Técnico em Agricultura do Campus Novo Paraíso/IFRR. Procurou responder se foram alcançados os objetivos propostos no processo ensino-aprendizagem nas dimensões pedagógicas em relação ao desenvolvimento da disciplina, desempenho docente e no desempenho discente. Na busca das respostas construiu-se um percurso metodológico, onde o primeiro momento foi à contextualização dos espaços e locais onde os sujeitos pesquisados estavam inseridos correspondentes aos municípios de Caracaraí, Cantá e Iracema do estado Roraima. Em seguida foram fundamentadas as teorias de conceitos relacionados ao objeto de estudo, obedecendo a seguinte lógica: Trajetória Escolar, Currículo e a Complexidade da Pedagogia da Alternância. Entre tantas riquezas teóricas aprofundou-se sobre os fundamentos filosóficos e metodológicos da Pedagogia da Alternância como estratégias educacionais para a implementação do Currículo da Educação do Campo. O estudo levou em consideração referências bibliográficas, as práticas e experiências desenvolvidas por instituições e profissionais que já atuaram com esta pedagogia. A metodologia caminhou em uma pesquisa de campo. O eixo epistemológico da pesquisa foi o enfoque hermenêutico (modelo subjetivista). Já no âmbito da pesquisa qualitativa, esta investigação teve como abordagem metodológica o estudo de caso. As análises e conclusões foram o conjunto de informações adquiridas da coleta de dados, correspondente a cada uma das manifestações presentes nas etapas da pesquisa, onde respondeu os questionamentos sobre a avaliação do processo pedagógico da Alternância e de suas contribuições na formação dos sujeitos oriundos do município de Cantá e do município de Iracema." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 – PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, PEDAGOGIA INTINERANTE E PEDAGOGIA DA TERRA (OUTRAS PEDAGOGIAS)" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA., AVALIAÇÃO., CURRÍCULO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA12_ID709_07092016093828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIEZER NUNES SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIEZER (IFRR)" "autor_email" => "eliezer.nunes@ifrr.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE RORAIMA - CAMPUS NOVO PARAÍSO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }