Este trabalho analisou o processo pedagógico da Alternância destacando suas contribuições na trajetória escolar de alunos do curso Técnico em Agricultura do Campus Novo Paraíso/IFRR. Procurou responder se foram alcançados os objetivos propostos no processo ensino-aprendizagem nas dimensões pedagógicas em relação ao desenvolvimento da disciplina, desempenho docente e no desempenho discente. Na busca das respostas construiu-se um percurso metodológico, onde o primeiro momento foi à contextualização dos espaços e locais onde os sujeitos pesquisados estavam inseridos correspondentes aos municípios de Caracaraí, Cantá e Iracema do estado Roraima. Em seguida foram fundamentadas as teorias de conceitos relacionados ao objeto de estudo, obedecendo a seguinte lógica: Trajetória Escolar, Currículo e a Complexidade da Pedagogia da Alternância. Entre tantas riquezas teóricas aprofundou-se sobre os fundamentos filosóficos e metodológicos da Pedagogia da Alternância como estratégias educacionais para a implementação do Currículo da Educação do Campo. O estudo levou em consideração referências bibliográficas, as práticas e experiências desenvolvidas por instituições e profissionais que já atuaram com esta pedagogia. A metodologia caminhou em uma pesquisa de campo. O eixo epistemológico da pesquisa foi o enfoque hermenêutico (modelo subjetivista). Já no âmbito da pesquisa qualitativa, esta investigação teve como abordagem metodológica o estudo de caso. As análises e conclusões foram o conjunto de informações adquiridas da coleta de dados, correspondente a cada uma das manifestações presentes nas etapas da pesquisa, onde respondeu os questionamentos sobre a avaliação do processo pedagógico da Alternância e de suas contribuições na formação dos sujeitos oriundos do município de Cantá e do município de Iracema.