LITERATURA INFANTIL: FORMAÇÃO DE PEQUENOS LEITORES
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25406 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 424 "inscrito_id" => 2211 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL: FORMAÇÃO DE PEQUENOS LEITORES" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo principal mencionar a literatura-infantil como um instrumento primordial para incentivar a criança a ler, pois, este instrumento é um jogo lúdico, que facilita a aprendizagem do alunato, mostrando assuntos distintos, estimulando a imaginação e a criatividade, contribuindo para sua formação cognitiva, levando para eles a concepção do que está ao seu redor. De modo a levar em conta a importância da leitura desde séries iniciais, pois é nesse período que a criança começa a desenvolver sua personalidade, além de auxiliar na formação de leitores críticos, quanto mais cedo iniciar a leitura para a criança, melhor será para ela, pois irá ajudar no desenvolvimento cognitivo e possibilitará novas experiências, experiências estas que, mais tarde, contribuirão no desenvolvimento da leitura e escrita, por ter facilidade em dar distintos significados aquela palavra, a criança passa a ter uma nova visão do mundo, sem perder a essência de ser criança. Ressaltando a necessidade que a escola tem como principal mediadora desse processo de aprendizagem estimulando a construção do conhecimento, este ambiente deve propiciar às crianças o encontro com a literatura, sem imposição, para isso, o educador deverá conduzir os alunos à leitura, provocando neles o senso critico, a partir de práticas pedagógicas. Para dar suporte teórico foram utilizadas obras como da Abramovich (1989) – defendendo a ideia, que a criança cria o habito da leitura junto à família, através de contos e leituras bíblicas - Faria (2004) – aborda a importância de trabalhar a literatura em sala de aula, através de estímulos que a criança já possui -, entre outros, os quais fundamentam a pesquisa. A partir desta pesquisa, foi possível notar a necessidade de haver a integração da literatura-infantil em sala de aula, pois esta é algo da realidade da criança, incentiva sua criticidade, imaginação e criatividade, sempre permitindo aprender diversos assuntos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 30 – LITERATURA INFANTIL E POÉTICAS ORAIS" "palavra_chave" => "LITERATURA-INFANTIL, FORMAÇÃO DE LEITORES, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA30_ID2211_09092016131900.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSYKA TAINÁ RODRIGUES ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JESSYKA ARAÚJO" "autor_email" => "taina-27@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25406 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 424 "inscrito_id" => 2211 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL: FORMAÇÃO DE PEQUENOS LEITORES" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo principal mencionar a literatura-infantil como um instrumento primordial para incentivar a criança a ler, pois, este instrumento é um jogo lúdico, que facilita a aprendizagem do alunato, mostrando assuntos distintos, estimulando a imaginação e a criatividade, contribuindo para sua formação cognitiva, levando para eles a concepção do que está ao seu redor. De modo a levar em conta a importância da leitura desde séries iniciais, pois é nesse período que a criança começa a desenvolver sua personalidade, além de auxiliar na formação de leitores críticos, quanto mais cedo iniciar a leitura para a criança, melhor será para ela, pois irá ajudar no desenvolvimento cognitivo e possibilitará novas experiências, experiências estas que, mais tarde, contribuirão no desenvolvimento da leitura e escrita, por ter facilidade em dar distintos significados aquela palavra, a criança passa a ter uma nova visão do mundo, sem perder a essência de ser criança. Ressaltando a necessidade que a escola tem como principal mediadora desse processo de aprendizagem estimulando a construção do conhecimento, este ambiente deve propiciar às crianças o encontro com a literatura, sem imposição, para isso, o educador deverá conduzir os alunos à leitura, provocando neles o senso critico, a partir de práticas pedagógicas. Para dar suporte teórico foram utilizadas obras como da Abramovich (1989) – defendendo a ideia, que a criança cria o habito da leitura junto à família, através de contos e leituras bíblicas - Faria (2004) – aborda a importância de trabalhar a literatura em sala de aula, através de estímulos que a criança já possui -, entre outros, os quais fundamentam a pesquisa. A partir desta pesquisa, foi possível notar a necessidade de haver a integração da literatura-infantil em sala de aula, pois esta é algo da realidade da criança, incentiva sua criticidade, imaginação e criatividade, sempre permitindo aprender diversos assuntos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 30 – LITERATURA INFANTIL E POÉTICAS ORAIS" "palavra_chave" => "LITERATURA-INFANTIL, FORMAÇÃO DE LEITORES, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA30_ID2211_09092016131900.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSYKA TAINÁ RODRIGUES ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JESSYKA ARAÚJO" "autor_email" => "taina-27@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }