Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

LITERATURA INFANTIL: FORMAÇÃO DE PEQUENOS LEITORES

Palavra-chaves: LITERATURA-INFANTIL, FORMAÇÃO DE LEITORES, LEITURA Comunicação Oral (CO) GT 30 – LITERATURA INFANTIL E POÉTICAS ORAIS
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal mencionar a literatura-infantil como um instrumento primordial para incentivar a criança a ler, pois, este instrumento é um jogo lúdico, que facilita a aprendizagem do alunato, mostrando assuntos distintos, estimulando a imaginação e a criatividade, contribuindo para sua formação cognitiva, levando para eles a concepção do que está ao seu redor. De modo a levar em conta a importância da leitura desde séries iniciais, pois é nesse período que a criança começa a desenvolver sua personalidade, além de auxiliar na formação de leitores críticos, quanto mais cedo iniciar a leitura para a criança, melhor será para ela, pois irá ajudar no desenvolvimento cognitivo e possibilitará novas experiências, experiências estas que, mais tarde, contribuirão no desenvolvimento da leitura e escrita, por ter facilidade em dar distintos significados aquela palavra, a criança passa a ter uma nova visão do mundo, sem perder a essência de ser criança. Ressaltando a necessidade que a escola tem como principal mediadora desse processo de aprendizagem estimulando a construção do conhecimento, este ambiente deve propiciar às crianças o encontro com a literatura, sem imposição, para isso, o educador deverá conduzir os alunos à leitura, provocando neles o senso critico, a partir de práticas pedagógicas. Para dar suporte teórico foram utilizadas obras como da Abramovich (1989) – defendendo a ideia, que a criança cria o habito da leitura junto à família, através de contos e leituras bíblicas - Faria (2004) – aborda a importância de trabalhar a literatura em sala de aula, através de estímulos que a criança já possui -, entre outros, os quais fundamentam a pesquisa. A partir desta pesquisa, foi possível notar a necessidade de haver a integração da literatura-infantil em sala de aula, pois esta é algo da realidade da criança, incentiva sua criticidade, imaginação e criatividade, sempre permitindo aprender diversos assuntos.

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