Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: IDENTIFICANDO O PERFIL E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES

Palavra-chaves: METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA, GEOMETRIA, FORMAS GEOMÉTRICAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25481
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 324
    "inscrito_id" => 1396
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: IDENTIFICANDO O PERFIL E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES"
    "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar o nível de conhecimento dos estudantes sobre um dos conteúdos básicos do eixo de Geometria na Matemática do Ensino Fundamental. A metodologia do projeto caracterizou-se por ser um estudo exploratório quanto à finalidade, do tipo estudo de caso quanto à aquisição e análise de dados. Os instrumentos utilizados foram um questionário semiestruturado e atividades referentes ao estudo de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os sujeitos participantes do estudo foram 08 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em uma escola pública do município de João Pessoa - Paraíba. O período da investigação de campo ocorreu no início do segundo bimestre do ano corrente, no qual foram desenvolvidas três atividades de matemática que discutiam os principais conceitos que envolvem o eixo da Geometria. Os resultados não foram satisfatórios no que remete ao desenvolvimento do pensamento e na aprendizagem com relação dos participantes na geometria, mas com um ponto positivo na prática de ensino de matemática das futuras licenciadas do curso de Pedagogia, ao favorecer uma melhor formação acadêmica aos participantes e possibilitar a melhoria da qualidade na Educação Básica no nosso Estado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA, GEOMETRIA, FORMAS GEOMÉTRICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA16_ID1396_08092016232902.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILDA SANTOS DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ROSE NASCIMENTO"
    "autor_email" => "Rosildaanizio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25481
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 324
    "inscrito_id" => 1396
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: IDENTIFICANDO O PERFIL E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES"
    "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar o nível de conhecimento dos estudantes sobre um dos conteúdos básicos do eixo de Geometria na Matemática do Ensino Fundamental. A metodologia do projeto caracterizou-se por ser um estudo exploratório quanto à finalidade, do tipo estudo de caso quanto à aquisição e análise de dados. Os instrumentos utilizados foram um questionário semiestruturado e atividades referentes ao estudo de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os sujeitos participantes do estudo foram 08 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em uma escola pública do município de João Pessoa - Paraíba. O período da investigação de campo ocorreu no início do segundo bimestre do ano corrente, no qual foram desenvolvidas três atividades de matemática que discutiam os principais conceitos que envolvem o eixo da Geometria. Os resultados não foram satisfatórios no que remete ao desenvolvimento do pensamento e na aprendizagem com relação dos participantes na geometria, mas com um ponto positivo na prática de ensino de matemática das futuras licenciadas do curso de Pedagogia, ao favorecer uma melhor formação acadêmica aos participantes e possibilitar a melhoria da qualidade na Educação Básica no nosso Estado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA, GEOMETRIA, FORMAS GEOMÉTRICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA16_ID1396_08092016232902.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILDA SANTOS DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ROSE NASCIMENTO"
    "autor_email" => "Rosildaanizio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar o nível de conhecimento dos estudantes sobre um dos conteúdos básicos do eixo de Geometria na Matemática do Ensino Fundamental. A metodologia do projeto caracterizou-se por ser um estudo exploratório quanto à finalidade, do tipo estudo de caso quanto à aquisição e análise de dados. Os instrumentos utilizados foram um questionário semiestruturado e atividades referentes ao estudo de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os sujeitos participantes do estudo foram 08 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em uma escola pública do município de João Pessoa - Paraíba. O período da investigação de campo ocorreu no início do segundo bimestre do ano corrente, no qual foram desenvolvidas três atividades de matemática que discutiam os principais conceitos que envolvem o eixo da Geometria. Os resultados não foram satisfatórios no que remete ao desenvolvimento do pensamento e na aprendizagem com relação dos participantes na geometria, mas com um ponto positivo na prática de ensino de matemática das futuras licenciadas do curso de Pedagogia, ao favorecer uma melhor formação acadêmica aos participantes e possibilitar a melhoria da qualidade na Educação Básica no nosso Estado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.