Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EJA: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO PERÍODO DE 2006 A 2015

Palavra-chaves: EJA, PRODUÇÕES ACADÊMICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 20 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25308
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 262
    "inscrito_id" => 976
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EJA: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO PERÍODO DE 2006 A 2015"
    "resumo" => "Este estudo objetivou investigar as produções acadêmicas relacionadas a Formação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) produzidas nos Programas de Pós-Graduação do Brasil no período de 2006 a 2015, pois acredita-se que traçar um panorama sobre os estudos e produções relativas à formação de professores para EJA com base no quadro atual de pesquisas e conhecimentos teóricos desse campo, permitirá apontar aspectos que provoquem discussões sobre a temática, pois defendemos que a consciência sobre a relevância dessa modalidade de educação deve ser desenvolvida na formação inicial e continuada, a fim de que se formem professores com um posicionamento frente ao seu papel de formar indivíduos atuantes na sociedade através de sua cidadania afirmada no direito e no acesso à educação. Para isso foi realizada uma análise quantitativa da distribuição das teses e dissertações na série histórica instituída que tratam da Educação de Jovens e Adultos e uma análise qualitativa das produções que tratam do tema principal dessa pesquisa. Para o desenvolvimento do estudo, foi utilizado a pesquisa bibliográfica por ser um estudo desenvolvido com base em material publicado e acessível ao público, no caso as teses e dissertações. Para a obtenção dos dados foi consultado o Portal de Periódicos da Capes, utilizando as palavras-chave: EJA, Educação de Jovens e Adultos e Educação de Adultos para localizar as produções acadêmicas. Após a análise dos dados, constatou-se que das 169 produções encontradas no portal da Capes, apenas 13 possuem como objeto de pesquisa o tema formação de professores para a EJA, e, desse modo, verifica-se que existe uma preocupação mínima por parte dos pesquisadores e estudiosos quanto ao tema em questão. Com base nesse quantitativo, ainda é possível induzir que não se evidencia um quadro de grupos de pesquisa com foco em formação docente para a EJA, ou com linhas que a atendam. Verifica-se, assim, a necessidade de pesquisadores que focalizem nessa área, com o intuito de desenvolver estudos e mostrar a necessidade de promover uma melhor formação para os Professores de Jovens e Adultos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "palavra_chave" => "EJA, PRODUÇÕES ACADÊMICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA20_ID976_08092016161421.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA ROSS DO NASCIMENTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MILENA ROSS"
    "autor_email" => "milena_ross@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IESF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25308
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 262
    "inscrito_id" => 976
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EJA: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO PERÍODO DE 2006 A 2015"
    "resumo" => "Este estudo objetivou investigar as produções acadêmicas relacionadas a Formação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) produzidas nos Programas de Pós-Graduação do Brasil no período de 2006 a 2015, pois acredita-se que traçar um panorama sobre os estudos e produções relativas à formação de professores para EJA com base no quadro atual de pesquisas e conhecimentos teóricos desse campo, permitirá apontar aspectos que provoquem discussões sobre a temática, pois defendemos que a consciência sobre a relevância dessa modalidade de educação deve ser desenvolvida na formação inicial e continuada, a fim de que se formem professores com um posicionamento frente ao seu papel de formar indivíduos atuantes na sociedade através de sua cidadania afirmada no direito e no acesso à educação. Para isso foi realizada uma análise quantitativa da distribuição das teses e dissertações na série histórica instituída que tratam da Educação de Jovens e Adultos e uma análise qualitativa das produções que tratam do tema principal dessa pesquisa. Para o desenvolvimento do estudo, foi utilizado a pesquisa bibliográfica por ser um estudo desenvolvido com base em material publicado e acessível ao público, no caso as teses e dissertações. Para a obtenção dos dados foi consultado o Portal de Periódicos da Capes, utilizando as palavras-chave: EJA, Educação de Jovens e Adultos e Educação de Adultos para localizar as produções acadêmicas. Após a análise dos dados, constatou-se que das 169 produções encontradas no portal da Capes, apenas 13 possuem como objeto de pesquisa o tema formação de professores para a EJA, e, desse modo, verifica-se que existe uma preocupação mínima por parte dos pesquisadores e estudiosos quanto ao tema em questão. Com base nesse quantitativo, ainda é possível induzir que não se evidencia um quadro de grupos de pesquisa com foco em formação docente para a EJA, ou com linhas que a atendam. Verifica-se, assim, a necessidade de pesquisadores que focalizem nessa área, com o intuito de desenvolver estudos e mostrar a necessidade de promover uma melhor formação para os Professores de Jovens e Adultos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "palavra_chave" => "EJA, PRODUÇÕES ACADÊMICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA20_ID976_08092016161421.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA ROSS DO NASCIMENTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MILENA ROSS"
    "autor_email" => "milena_ross@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IESF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este estudo objetivou investigar as produções acadêmicas relacionadas a Formação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) produzidas nos Programas de Pós-Graduação do Brasil no período de 2006 a 2015, pois acredita-se que traçar um panorama sobre os estudos e produções relativas à formação de professores para EJA com base no quadro atual de pesquisas e conhecimentos teóricos desse campo, permitirá apontar aspectos que provoquem discussões sobre a temática, pois defendemos que a consciência sobre a relevância dessa modalidade de educação deve ser desenvolvida na formação inicial e continuada, a fim de que se formem professores com um posicionamento frente ao seu papel de formar indivíduos atuantes na sociedade através de sua cidadania afirmada no direito e no acesso à educação. Para isso foi realizada uma análise quantitativa da distribuição das teses e dissertações na série histórica instituída que tratam da Educação de Jovens e Adultos e uma análise qualitativa das produções que tratam do tema principal dessa pesquisa. Para o desenvolvimento do estudo, foi utilizado a pesquisa bibliográfica por ser um estudo desenvolvido com base em material publicado e acessível ao público, no caso as teses e dissertações. Para a obtenção dos dados foi consultado o Portal de Periódicos da Capes, utilizando as palavras-chave: EJA, Educação de Jovens e Adultos e Educação de Adultos para localizar as produções acadêmicas. Após a análise dos dados, constatou-se que das 169 produções encontradas no portal da Capes, apenas 13 possuem como objeto de pesquisa o tema formação de professores para a EJA, e, desse modo, verifica-se que existe uma preocupação mínima por parte dos pesquisadores e estudiosos quanto ao tema em questão. Com base nesse quantitativo, ainda é possível induzir que não se evidencia um quadro de grupos de pesquisa com foco em formação docente para a EJA, ou com linhas que a atendam. Verifica-se, assim, a necessidade de pesquisadores que focalizem nessa área, com o intuito de desenvolver estudos e mostrar a necessidade de promover uma melhor formação para os Professores de Jovens e Adultos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.