Este artigo relata a experiência de um minicurso realizado em duas escolas de educação básica da rede pública de ensino, que são atendidas pelo PIBID/CAPES/UFMA/Pedagogia. A ação teve como objetivo, promover uma reflexão com professoras e alunas bolsistas acerca de temas pertinentes à formação e prática docente, a saber: a ludicidade e as relações interpessoais. Participaram da ação, 15 professoras, 14 bolsistas, 2 supervisoras, 2 coordenadoras e 1 gestora. Nos dois dias de curso, as professoras puderam expor suas principais dúvidas e concepções sobre os temas, as quais foram esclarecidas no desenvolvimento das atividades com utilização de metodologias participativas, associadas a recursos didáticos e fundamentação teórica sobre as temáticas. Com base nos temas trabalhados, foi possível enriquecer nossa prática pedagógica como bolsistas e futuras professoras. As instituições que participaram da ação descrita neste trabalho foram a UEB Moranguinho, escola de educação infantil da rede municipal de ensino que atende alunas (os) em turmas de creche e infantil I e II nos turnos matutino e vespertino e o CE Antônio Ribeiro da Silva que oferece ensino fundamental e médio na rede estadual de ensino, ambas localizadas na cidade de São Luís, Maranhão. Para a realização dessa atividade, respaldamo-nos teoricamente nos estudos de Aguiar; Freitas (2012), Freire (1991), Nóvoa (1999), Tardif (2010) entre outros, além da análise dos relatórios parciais desenvolvidos pelas bolsistas PIBID / Pedagogia. A experiência permitiu a troca de saberes entre aquelas que já estão em exercício do magistério e as que estão iniciando sua formação. Dessa forma o PIBID tem contribuído para o nosso percurso formativo à medida que viabiliza experiências diversificadas, ampliando e aprofundando os referenciais teóricos e práticos do fenômeno educativo.