A educação está em constante evolução, o que exige que os professores estejam atualizados frente às necessidades de que, as novas gerações se integrem na sociedade, por meio do cumprimento do seu papel social. O objetivo é verificar e analisar as competências técnica, política e pedagógica necessárias ao professor de matemática para o exercício da docência no ensino superior. O estudo, que discorre sobre os fatores básicos das competências docentes, foi realizado a partir de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e pesquisa de campo, adotando-se, como instrumento de coleta de dados, questionário aplicado a 22 professores de matemática de sete Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Imperatriz (MA). Os dados foram analisados por tratamento estatístico e com auxílio do software de planilha eletrônica Microsoft Excel e Statistical Package for the Social Sciences. O estudo aponta que os professores estão buscando aprimorar suas competências profissionais cada vez mais. Conclui-se que os docentes do universo pesquisado possuem competência profissional em aspectos do processo de ensino aprendizagem, buscando melhorar seu desempenho como docente.