OLIVEIRA, Quitéria Costa De Alcântara. Cultura popular: ferramenta de inclusão social. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25142>. Acesso em: 14/11/2024 05:22
A função da escola contemporânea não é somente decifrar signos linguísticos ou memorizar fórmulas matemáticas, mas, sobretudo, despertar nos educandos o prazer de aprender, trocar saberes e valorizar a cultura popular em prol do conhecimento científico. A proposta do Projeto Arte Popular surgiu da necessidade de estimular os alunos a participarem de forma mais efetiva das disciplinas diversificadas, entendendo-as como fomentadoras de conhecimentos interdisciplinares e que serão úteis para a sua formação pessoal e acadêmica. O referido Projeto pelo terceiro ano consecutivo integra todos os alunos de 6º ao 9º ano da Escola de Tempo Integral Estadual Augustinópolis, localizada no Município de Augustinópolis-TO, envolvendo objetivos cognitivos, sociais e artísticos. Evidenciou-se através das atividades desenvolvidas a mudança comportamental dos alunos, com maior expressividade oral e artística nos trabalhos, além de melhor relacionamento com os professores e respeito pelos colegas que apresentam costumes e valores diferentes.