Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DE SÃO LUÍS.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO INFANTIL, SÃO LUÍS/MA Comunicação Oral (CO) GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Esta pesquisa busca desvelar o processo da formação continuada de docentes, observado em duas instituições públicas de ensino da Educação Infantil de São Luís, estabelecidas na zona rural e na zona urbana. Fundamentamo-nos em: ARCE (2000), FREIRE (1996), TARDIF (2002), e nos documentos oficiais: a CF 1988, a LDBEN nº 9394/96, os Referenciais para a Formação de Professores (2002), entre outros. É uma investigação com enfoque qualitativo, desenvolvida em forma de pesquisa de campo e bibliográfica. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos a observação participante e a entrevista semiestruturada para a coleta dos dados. O período da pesquisa ocorreu entre dezembro de 2015 à junho de 2016. Os resultados obtidos possibilitaram reflexões acerca dos saberes e práticas da formação continuada das docentes da instituição de Educação Infantil pública de São Luís, possibilitando sugestões de melhoria no processo formativo que contemple os anseios e expectativas das docentes.

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