O trabalho trata a respeito de atividades realizadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Escola Municipal Faustino de Albuquerque II, aliando teoria e prática de uma forma lúdica visando uma aprendizagem significativa. O referido grupo atua junto a alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental e que participam ativamente das ações propostas. Esse trabalho, então, se debruça a evidenciar a contribuição do PIBID/ Pedagogia/UFC como parceiro da escola, destacando que ambos promovem formação humana interativa e prazerosa. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: observação das atividades desenvolvidas na escola ao longo do ano, conversação a partir do compartilhamento de práticas desenvolvidas nas salas de aulas das alunas bolsistas participantes do PIBID. Para tanto, é apresentado um breve histórico do programa; delineando de forma resumida os objetivos; explicitando a relação teoria e prática bem como a compreensão de Ferreiro e Teberosky (1999), Carvalho (2010),), Piaget (1990) e Vygotsky (2000), sobre alfabetizar e por fim, são tecidas as considerações finais.