Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

GOVERNO JOÃO GOULART E IMPRENSA: UMA PROPOSTA DE RECONFIGURAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MARANHÃO.

Palavra-chaves: ENSINO, JOÃO GOULART, IMPRENSA, MARANHÃO Comunicação Oral (CO) GT 22 – HISTÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho apresenta como objetivo principal contribuir para a reelaboração do ensino sobre o Governo João Goulart nas escolas da Rede Básica do Maranhão através do desenvolvimento e publicização de um material paradidático que tenha como foco a proposição de novas estratégias pedagógicas para o ensino de História do Brasil Contemporâneo. Paralelamente ao propósito geral da pesquisa, temos também intenções específicas como auxiliar no ensino de história através da utilização dos jornais impressos como importante ferramenta pedagógica e, ainda, refletir sobre as especificidades políticas do Maranhão no contexto do Governo João Goulart. Neste sentido, a proposta de pesquisa visa ampliar o conhecimento da academia e da sociedade maranhense sobre esse importante momento da História Política brasileira. A discussão em torno da utilização dos jornais como ferramenta pedagógica no ensino não é de hoje. Os primeiros debates neste sentido datam da década de 1970 e a maior preocupação dos pesquisadores dessa temática desde àquela época é justamente mudar o comportamento do aluno diante desse recurso. Espera-se uma posição mais ativa do estudante no que tange os meios de comunicação adotando uma leitura mais crítica. São raros na historiografia maranhense os estudos que analisam o papel da imprensa na posse, governo e queda de João Goulart.

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