Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE ACORDO COM OS POSTULADOS DA PSICOLINGUISTA EMÍLIA FERREIRO

Palavra-chaves: DESENVOLVIMENTO., ESCRITA, CRIANÇA Comunicação Oral (CO) GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24999
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1048
    "inscrito_id" => 1423
    "titulo" => "ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE ACORDO COM OS POSTULADOS DA PSICOLINGUISTA EMÍLIA FERREIRO"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva entender como acontece o processo de desenvolvimento da escrita pela criança segundo os postulados da psicolinguísta Emília Ferreiro, que como pesquisadora realizou diversos estudos sobre a concepção da criança a respeito da aprendizagem da leitura e da escrita. Os fundamentos teórico-metodológicos, fundamentam-se na pesquisa de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e embasamento bibliográfico. A técnica utilizada para a construção dos dados foi a réplica do método de aplicação de Emília Ferreiro, baseada em ditados para obter escritas espontânea da criança, sujeito desta pesquisa.  As análises dos dados, que tiveram como base os estudos da psicogênese da língua escrita, revelam que o processo de aquisição da língua escrita é um percurso longo e gradual em que a criança passa por diferentes estágios durante o processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO., ESCRITA, CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA24_ID1423_30092016133614.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA MIRAÍRE PEREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MIRAÍRE SILVA"
    "autor_email" => "miraire@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CAMEAM/UERN/PAU DOS FERROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24999
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1048
    "inscrito_id" => 1423
    "titulo" => "ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE ACORDO COM OS POSTULADOS DA PSICOLINGUISTA EMÍLIA FERREIRO"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva entender como acontece o processo de desenvolvimento da escrita pela criança segundo os postulados da psicolinguísta Emília Ferreiro, que como pesquisadora realizou diversos estudos sobre a concepção da criança a respeito da aprendizagem da leitura e da escrita. Os fundamentos teórico-metodológicos, fundamentam-se na pesquisa de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e embasamento bibliográfico. A técnica utilizada para a construção dos dados foi a réplica do método de aplicação de Emília Ferreiro, baseada em ditados para obter escritas espontânea da criança, sujeito desta pesquisa.  As análises dos dados, que tiveram como base os estudos da psicogênese da língua escrita, revelam que o processo de aquisição da língua escrita é um percurso longo e gradual em que a criança passa por diferentes estágios durante o processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO., ESCRITA, CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA24_ID1423_30092016133614.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA MIRAÍRE PEREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MIRAÍRE SILVA"
    "autor_email" => "miraire@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CAMEAM/UERN/PAU DOS FERROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho objetiva entender como acontece o processo de desenvolvimento da escrita pela criança segundo os postulados da psicolinguísta Emília Ferreiro, que como pesquisadora realizou diversos estudos sobre a concepção da criança a respeito da aprendizagem da leitura e da escrita. Os fundamentos teórico-metodológicos, fundamentam-se na pesquisa de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e embasamento bibliográfico. A técnica utilizada para a construção dos dados foi a réplica do método de aplicação de Emília Ferreiro, baseada em ditados para obter escritas espontânea da criança, sujeito desta pesquisa. As análises dos dados, que tiveram como base os estudos da psicogênese da língua escrita, revelam que o processo de aquisição da língua escrita é um percurso longo e gradual em que a criança passa por diferentes estágios durante o processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.