Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ESPAÇO NÃO ESCOLAR: INQUIETAÇÕES, BUSCAS E REFLEXÕES

Palavra-chaves: CURSO DE PEDAGOGIA, CURRÍCULO, FORMAÇÃO, ESPAÇO NÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24863
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 51
    "inscrito_id" => 873
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ESPAÇO NÃO ESCOLAR: INQUIETAÇÕES, BUSCAS E REFLEXÕES"
    "resumo" => "Este trabalho resulta de uma análise, ainda em construção, do currículo do curso de Curso de Pedagogia da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar – FACEP, com foco na formação para o espaço não escolar. O objetivo neste trabalho é apresentar uma visão geral da proposta curricular do curso de Pedagogia/FACEP para a formação do pedagogo disposto a atuar em espaço não escolar. A metodologia adotada apoiou-se na pesquisa bibliográfica e no exame do PPC (Projeto Pedagógico do Curso), no qual se encontra integrado o currículo do Curso de Pedagogia da FACEP. A fundamentação teórica utilizada pauta-se nas pesquisas realizadas por Gohn (2011), Libâneo (2010), Sacristán e Gómez (1998), entre outros. Os primeiros resultados mostram que o currículo do curso de Pedagogia/FACEP privilegia, na sua carga horária, a formação do pedagogo para o exercício no espaço escolar, mas sem desconsiderar a preparação desse profissional para o contexto da educação não formal."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "CURSO DE PEDAGOGIA, CURRÍCULO, FORMAÇÃO, ESPAÇO NÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA9_ID873_17082016202847.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDINÁRIA MARINHO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "EDINÁRIA MARINH"
    "autor_email" => "edinaria_marinho@hotmail."
    "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR - FACEP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24863
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 51
    "inscrito_id" => 873
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ESPAÇO NÃO ESCOLAR: INQUIETAÇÕES, BUSCAS E REFLEXÕES"
    "resumo" => "Este trabalho resulta de uma análise, ainda em construção, do currículo do curso de Curso de Pedagogia da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar – FACEP, com foco na formação para o espaço não escolar. O objetivo neste trabalho é apresentar uma visão geral da proposta curricular do curso de Pedagogia/FACEP para a formação do pedagogo disposto a atuar em espaço não escolar. A metodologia adotada apoiou-se na pesquisa bibliográfica e no exame do PPC (Projeto Pedagógico do Curso), no qual se encontra integrado o currículo do Curso de Pedagogia da FACEP. A fundamentação teórica utilizada pauta-se nas pesquisas realizadas por Gohn (2011), Libâneo (2010), Sacristán e Gómez (1998), entre outros. Os primeiros resultados mostram que o currículo do curso de Pedagogia/FACEP privilegia, na sua carga horária, a formação do pedagogo para o exercício no espaço escolar, mas sem desconsiderar a preparação desse profissional para o contexto da educação não formal."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "CURSO DE PEDAGOGIA, CURRÍCULO, FORMAÇÃO, ESPAÇO NÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA9_ID873_17082016202847.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDINÁRIA MARINHO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "EDINÁRIA MARINH"
    "autor_email" => "edinaria_marinho@hotmail."
    "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR - FACEP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho resulta de uma análise, ainda em construção, do currículo do curso de Curso de Pedagogia da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar – FACEP, com foco na formação para o espaço não escolar. O objetivo neste trabalho é apresentar uma visão geral da proposta curricular do curso de Pedagogia/FACEP para a formação do pedagogo disposto a atuar em espaço não escolar. A metodologia adotada apoiou-se na pesquisa bibliográfica e no exame do PPC (Projeto Pedagógico do Curso), no qual se encontra integrado o currículo do Curso de Pedagogia da FACEP. A fundamentação teórica utilizada pauta-se nas pesquisas realizadas por Gohn (2011), Libâneo (2010), Sacristán e Gómez (1998), entre outros. Os primeiros resultados mostram que o currículo do curso de Pedagogia/FACEP privilegia, na sua carga horária, a formação do pedagogo para o exercício no espaço escolar, mas sem desconsiderar a preparação desse profissional para o contexto da educação não formal.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.