Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A ETNOMATEMATICA COMO REFERENCIAL PARA O DESEMPENHO EDUCACIONAL EFICIENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: ETNOMATEMÁTICA, COTIDIANO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, SABERES LOCAIS Comunicação Oral (CO) GT 11 – EDUCAÇÃO DO CAMPO E MILITÂNCIA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24851
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 647
    "inscrito_id" => 3683
    "titulo" => "A ETNOMATEMATICA COMO REFERENCIAL PARA O DESEMPENHO EDUCACIONAL EFICIENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "Este estudo bibliográfico tem a finalidade de apresentar as possibilidades de relacionar a matemática utilizada em sala de aula com a matemática informal utilizada culturalmente no cotidiano do homem do campo. Considerando o conhecimento presente na vivência na zona rural, buscou-se destacar as necessidades de aprendizado que venham favorecer o exercício pleno da cidadania com respeito à dignidade e às características peculiares desse ambiente de vivência. Analisamos a proposta de um currículo nacional e livros didáticos nacionais que não propiciam o estudo focado nas necessidades de cada indivíduo. Visamos propor uma perspectiva guiada pelo conceito da Etnomatemática que possa garantir um modelo de ensino mais eficaz, sendo fundamental explorar as relações entre o meio cultural onde está inserido e os conteúdos ministrados pelo professor. Facilitando a concretização de conceitos por parte do aluno, podendo relacionar matemática formal ensinada na escola com a matemática utilizada no meio no qual está inserido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 – EDUCAÇÃO DO CAMPO E MILITÂNCIA"
    "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, COTIDIANO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, SABERES LOCAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA11_ID3683_17092016173543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO BEIRIGO LOPES"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO B. LOPES"
    "autor_email" => "thiagobeirigolopes@yahoo."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24851
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 647
    "inscrito_id" => 3683
    "titulo" => "A ETNOMATEMATICA COMO REFERENCIAL PARA O DESEMPENHO EDUCACIONAL EFICIENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "Este estudo bibliográfico tem a finalidade de apresentar as possibilidades de relacionar a matemática utilizada em sala de aula com a matemática informal utilizada culturalmente no cotidiano do homem do campo. Considerando o conhecimento presente na vivência na zona rural, buscou-se destacar as necessidades de aprendizado que venham favorecer o exercício pleno da cidadania com respeito à dignidade e às características peculiares desse ambiente de vivência. Analisamos a proposta de um currículo nacional e livros didáticos nacionais que não propiciam o estudo focado nas necessidades de cada indivíduo. Visamos propor uma perspectiva guiada pelo conceito da Etnomatemática que possa garantir um modelo de ensino mais eficaz, sendo fundamental explorar as relações entre o meio cultural onde está inserido e os conteúdos ministrados pelo professor. Facilitando a concretização de conceitos por parte do aluno, podendo relacionar matemática formal ensinada na escola com a matemática utilizada no meio no qual está inserido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 – EDUCAÇÃO DO CAMPO E MILITÂNCIA"
    "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, COTIDIANO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, SABERES LOCAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA11_ID3683_17092016173543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO BEIRIGO LOPES"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO B. LOPES"
    "autor_email" => "thiagobeirigolopes@yahoo."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este estudo bibliográfico tem a finalidade de apresentar as possibilidades de relacionar a matemática utilizada em sala de aula com a matemática informal utilizada culturalmente no cotidiano do homem do campo. Considerando o conhecimento presente na vivência na zona rural, buscou-se destacar as necessidades de aprendizado que venham favorecer o exercício pleno da cidadania com respeito à dignidade e às características peculiares desse ambiente de vivência. Analisamos a proposta de um currículo nacional e livros didáticos nacionais que não propiciam o estudo focado nas necessidades de cada indivíduo. Visamos propor uma perspectiva guiada pelo conceito da Etnomatemática que possa garantir um modelo de ensino mais eficaz, sendo fundamental explorar as relações entre o meio cultural onde está inserido e os conteúdos ministrados pelo professor. Facilitando a concretização de conceitos por parte do aluno, podendo relacionar matemática formal ensinada na escola com a matemática utilizada no meio no qual está inserido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.