Introdução: A Doença de Parkinson Idiopática é uma doença neurodegenerativa e progressiva, nestes sujeitos a mobilidade está comprometida precocemente, prejudicando assim o equilíbrio e a realização de tarefas corriqueiras simples ou simultâneas. Considerando a escassez de instrumentos de medida destinados à mensuração do desempenho da mobilidade e dupla tarefa nesta população, o objetivo do presente estudo foi verificar a validade, confiabilidade e sensibilidade da versão em Língua Portuguesa do instrumento de medida DYPAGS.
Métodos:Trata-se de um estudo observacional e não intervencionista, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FACISA-UFRN, sob o parecer 901.372. Foram utilizados os instrumentos Dynamic Parkinson Gait Scale – DYPAGS, a escala de estadiamento de Hoehn e Yahr modificada e o Unified Parkinson’s Disease Rating Scale – UPDRS, Os sujeitos foram avaliados pela versão em Português da DYPAGS por 2 examinadores simultaneamente, para obtenção do grau de concordância inter-examinador. Em até 7 dias consecutivos o individuo foi reavaliado pela DYPAGS por um único examinador com fins de reteste, para concordância intra-examinador.
Resultados: A Escala DYPAGS apresentou alta confiabilidade intra e inter examinador e excelente consistência interna, é um instrumento rápido e de fácil aplicação, composto por oito itens dinâmicos,indicada para ser utilizada na prática clínica para avaliação de mobilidade associada a dupla tarefa em indivíduos com DP.