Resumo: Introdução: O envelhecimento mostra-se como um fenômeno mundial e inexorável. As novas tecnologias de comunicação e informação norteiam-se com a crescente importância na contemporaneidade, transformam relacionamentos e a população idosa tem muita dificuldade, assim em acessá-la. Objetivo: descrever os desafios da pessoa idosa na sua aproximação sob as tecnologias da comunicação e informação. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, transcrito por acadêmicos da graduação em psicologia e enfermagem respectivamente através de sua reflexão durante e após a realização de um curso de informática comunitária para idosos, realizado entre maio/julho de 2016, em uma Universidade Pública Federal de João Pessoa/PB, Brasil. Resultados e discussão: A abordagem utilizada pelos profissionais do curso facilitou o processo de ensino-aprendizagem das pessoas idosas que participaram deste processo de formação. Conclusão: A partir do contato com o audiovisual, a linguagem do digital foi apresentada aos alunos que no primeiro momento demonstraram complexo déficit a cerca das tecnologias, porém ao decorrer do processo mostraram-se abertos a inserção no universo digital. Deste modo, admite-se que comportamentos voltados à aproximação, aprendizado, uso e apropriação por idosos das novas tecnologias configuram-se como potenciais estratégias para o envelhecimento bem sucedido. Considerando as potencialidades e os interesses dessas pessoas idosas pelo uso das novas tecnologias para enriquecer a vida cotidiana, tem-se buscado refletir a cerca de futuras experiências de inclusão digital de idosos que tenham como eixo norteador das suas vontades a identificação e concretização de projetos singulares. Como por exemplo, a participação em um processo de curso voltado para as tecnologias da informação e comunicação.