É bastante evidente o crescimento da população idosa ao longo do século XX e início do século XXI. Sabe-se, também, que a expectativa de vida da população está aumentando. Diante destes fatos, a população idosa apresenta-se como uma demanda bastante significativa para a consolidação de Políticas Públicas voltadas para a longevidade. Através de um levantamento bibliográfico e de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com perspectiva exploratória, utilizando, como instrumento de pesquisa, a coleta de dados, através de entrevistas semiestruturadas e gravadas, com uma amostra de idosos participantes e egressos da Universidade Aberta à Maturidade– UAMA, pretende-se como objetivo geral, analisar quais as contribuições da Universidade Aberta à Maturidade como alternativa de Política Pública, na área de educação,em envelhecimento. Para orientar o desenvolvimento deste estudo, foram propostos, ainda, os seguintes objetivos específicos: Identificar as fases do Ciclo de Políticas Públicas, com destaque para a fase de avaliação; Descrever a importância das Políticas Públicas voltadas para o envelhecimento; Analisar o funcionamento, a estrutura e os objetivos da Universidade Aberta à Maturidade; Detectar mudanças na melhoria da qualidade de vida dos idosos participantes da Universidade Aberta à Maturidade. Como conclusão foi constatado que a UAMA apresentou-se como uma boa e viável Política Pública, na área da educação, voltada para o envelhecimento, visto que o referido curso proporciona aprendizado, socialização, inclusão, ampliação do conhecimento, mudança no estilo de vida, bem-estar, melhor qualidade de vida, entre muitos outros aspectos relevantes para a vida dos idosos participantes.