Artigo Anais I CNEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-1908

Visualizações: 179
ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DE VIDA E SOCIALIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO PROGRAMA PREV-QUEDAS.

Palavra-chaves: ACIDENTES POR QUEDAS, PROMOÇÃO DA SAÚDE, EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA Tema Livre (TL) / Oral Papers Submission AT 7: ENVELHECIMENTO ATIVO E QUALIDADE DE VIDA

Resumo

Com o aumento do envelhecimento populacional, torna-se cada vez mais necessário investir em medidas de promoção da saúde, socialização, interação e lazer para as pessoas idosas, que com o passar dos anos, especialmente com a chegada da aposentadoria, tendem a se afastar do convívio social e têm o seu papel ressignificado. Pensando nisso, o Programa Prev-Quedas, da Universidade Federal Fluminense, tem como intuito prevenir os acidentes causados por quedas, já que estas são consideradas um problema de saúde pública que cresce a cada ano no Brasil. O presente estudo é caracterizado por um relato de experiência, de algumas das professoras de Educação Física que atuam nas diferentes oficinas do programa, escolheu-se o período de 2015 e 2016 para ser analisado. O Prev-Quedas encontra-se atualmente vinculado ao programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro, sendo um dos seus campos de atuação, contando com uma equipe composta por professores de educação física, nutricionista, enfermeiros e farmacêutica. Além desses profissionais, também atuam bolsistas graduandos de nutrição, serviço social e educação física. O programa também tem sido espaço de pesquisas de conclusão de curso de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. Por fim, entendemos que o Prev-Quedas auxilia na melhora da qualidade de vida e integração dos idosos participantes do programa, além de criarem vínculos afetivos extremamente fortes tanto com os colegas quanto com os professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.