O presente artigo teve por objetivo identificar como a pesquisa com abordagem qualitativa pode contribuir com a produção do saber científico na proposta da educação contextualizada para convivência com o semiárido. Com o propósito de responder nossa problemática a proposta metodológica seguiu os princípios da pesquisa qualitativa com a utilização do estudo bibliográfico. A partir das leituras minuciosas relacionadas à temática central em diversas fontes como: artigos, periódicos eletrônicos, livros entre outros, conseguimos subsídios teóricos que deram fundamentação conceitual e epistemológica para nossa reflexão, levando-nos a perceber o nível de relevância de desenvolver pesquisas acadêmicas tendo como temática central a educação contextualizada de forma que tenhamos maiores possibilidades de romper as concepções estereotipadas sobre o semiárido. Ao longo do tempo, o semiárido brasileiro e principalmente nordestino, fora divulgado como território não civilizado, inóspito e sem possibilidades de desenvolvimento econômico e social. Sabe-se que o Ensino Superior no Brasil chegou tardiamente e, por conseguinte a pesquisa qualitativa, no campo das ciências educacionais, razão pela qual ainda enfrentam diversos descréditos. Em contra partida, os pesquisadores educacionais têm mostrado ao longo do tempo que por meio da pesquisa qualitativa, o conhecimento tem sido produzido de forma sistemática nos rigores científicos, repercutindo em significativas transformações sociais e culturais em todo país. Em síntese, salientamos que a produção do saber tem sido o grande marco das pesquisas qualitativas dando maior visibilidade à proposta de educação contextualizada para convivência com o semiárido.