A concepção e a abordagem de Educação Ambiental nas escolas devem estar previstas em suas propostas pedagógicas. Para saber em que as ações de EA nas escolas pesquisadas se baseiam, buscamos as propostas pedagógicas das mesmas previstas em seus projetos político pedagógicos, documentos que devem apresentar os objetivos, prever e orientar as ações desenvolvidas nas escolas e avaliar os resultados das mesmas. Os projetos pedagógicos das escolas pesquisadas abordam a EA em seus textos, seja de forma direta ou indireta, propondo que as temáticas relacionadas ao meio ambiente e os problemas a este relacionados, sejam abordadas como temas transversais em seus conteúdos de ensino, em todos os componentes curriculares. No entanto, essas abordagens podem não alcançar os objetivos propostos nos referenciais que norteiam as ações de EA no Brasil, se as temáticas forem tratadas de forma descontextualizada das dimensões econômica e social em que estão inseridas. Os professores afirmaram desenvolver ações de EA, resta-nos saber quais as principais temáticas em sala de aula. Os temas mais trabalhados em sala de aula, segundo os professores, são: problemática da água, reciclagem, desmatamento, aquecimento global, queimadas e poluição. Para alcançar esse objetivo, além das ações individuais nos conteúdos das disciplinas, a adoção de projetos de caráter interdisciplinar é uma das formas mais adotadas pelas escolas pesquisadas para a abordagem das temáticas ambientais.