A Educação promove mudanças internas que transformam o sujeito e esse processo de transformação abrange seu entorno. Educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de
melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo. No Brasil se divide em dois níveis: a básica e a superior, sendo a primeira compreendendo a Educação infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A educação ambiental, de acordo com o que preconiza a matriz curricular trabalhada nas Escolas da rede estadual de ensino da Paraíba é trabalhada de forma transversal, isto é, compete a todos os componentes curriculares da educação básica, contemplarem em seus conteúdos, assuntos relevantes e a empregabilidade da educação ambiental e seus propósitos, a fim de disseminar comportamentos cotidianos junto aos adolescentes e por consequência a seus familiares.
Com essa finalidade de conhecer a realidade praticada e a concepção dos estudantes envolvidos, o trabalho mostra como está sendo absorvida a questão ambiental pelos estudantes na prática escolar nas escolas de ensino fundamental na Paraíba, procurando conscientizar os estudantes junto com a escola da necessidade e importância da educação ambiental.