Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O ESTUDO DA GENÉTICA NO ENSINO NOTURNO: O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO METODOLOGIA INCLUSIVA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PERÍODO NOTURNO, EVASÃO ESCOLAR, GENÉTICA Comunicação Oral (CO) GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23112
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 305
    "inscrito_id" => 2032
    "titulo" => "O ESTUDO DA GENÉTICA NO ENSINO NOTURNO: O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO METODOLOGIA INCLUSIVA"
    "resumo" => "Trabalhar os conteúdos curriculares pertinentes ao Ensino Médio, no período noturno, numa perspectiva inclusiva, constitui um desafio para os professores de Biologia, uma vez que as políticas educacionais não levam em consideração as especificidades deste público. A escassez de material didático voltado às necessidades desta parcela de alunos, aliada à exigência de conteúdos desalinhados de suas realidades, contribuem para o baixo rendimento e, consequentemente, para a evasão, o que termina por excluir estes indivíduos do contexto escolar. Nesta perspectiva, a construção de modelos didáticos foi utilizada como metodologia no estudo da Genética e suas aplicações, na tentativa de contribuir com o processo educativo, tornando-o prazeroso, significativo e, consequentemente, estimulando o aluno do período noturno a permanecer em sala. Para tanto, peças didáticas, que reproduziam modelos e processos relacionados à Genética, foram construídas pelos alunos, com materiais de fácil aquisição e baseados em suas próprias pesquisas. De acordo com relato dos próprios alunos, o trabalho criou possibilidades de atividades prazerosas que motivaram seus estudos e oportunizaram um entendimento mais aprofundado dos conteúdos abordados. Assim, Em uma análise geral, a construção dos modelos revelou-se uma ferramenta didática importante no aprendizado significativo de temas relacionados à Genética, para o público do período noturno, podendo contribuir para a sua permanência na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PERÍODO NOTURNO, EVASÃO ESCOLAR, GENÉTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID2032_01092016223004.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA ROBERTA GOMES DE SÁ"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA SÁ"
    "autor_email" => "juliapontess@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23112
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 305
    "inscrito_id" => 2032
    "titulo" => "O ESTUDO DA GENÉTICA NO ENSINO NOTURNO: O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO METODOLOGIA INCLUSIVA"
    "resumo" => "Trabalhar os conteúdos curriculares pertinentes ao Ensino Médio, no período noturno, numa perspectiva inclusiva, constitui um desafio para os professores de Biologia, uma vez que as políticas educacionais não levam em consideração as especificidades deste público. A escassez de material didático voltado às necessidades desta parcela de alunos, aliada à exigência de conteúdos desalinhados de suas realidades, contribuem para o baixo rendimento e, consequentemente, para a evasão, o que termina por excluir estes indivíduos do contexto escolar. Nesta perspectiva, a construção de modelos didáticos foi utilizada como metodologia no estudo da Genética e suas aplicações, na tentativa de contribuir com o processo educativo, tornando-o prazeroso, significativo e, consequentemente, estimulando o aluno do período noturno a permanecer em sala. Para tanto, peças didáticas, que reproduziam modelos e processos relacionados à Genética, foram construídas pelos alunos, com materiais de fácil aquisição e baseados em suas próprias pesquisas. De acordo com relato dos próprios alunos, o trabalho criou possibilidades de atividades prazerosas que motivaram seus estudos e oportunizaram um entendimento mais aprofundado dos conteúdos abordados. Assim, Em uma análise geral, a construção dos modelos revelou-se uma ferramenta didática importante no aprendizado significativo de temas relacionados à Genética, para o público do período noturno, podendo contribuir para a sua permanência na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PERÍODO NOTURNO, EVASÃO ESCOLAR, GENÉTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID2032_01092016223004.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA ROBERTA GOMES DE SÁ"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA SÁ"
    "autor_email" => "juliapontess@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Trabalhar os conteúdos curriculares pertinentes ao Ensino Médio, no período noturno, numa perspectiva inclusiva, constitui um desafio para os professores de Biologia, uma vez que as políticas educacionais não levam em consideração as especificidades deste público. A escassez de material didático voltado às necessidades desta parcela de alunos, aliada à exigência de conteúdos desalinhados de suas realidades, contribuem para o baixo rendimento e, consequentemente, para a evasão, o que termina por excluir estes indivíduos do contexto escolar. Nesta perspectiva, a construção de modelos didáticos foi utilizada como metodologia no estudo da Genética e suas aplicações, na tentativa de contribuir com o processo educativo, tornando-o prazeroso, significativo e, consequentemente, estimulando o aluno do período noturno a permanecer em sala. Para tanto, peças didáticas, que reproduziam modelos e processos relacionados à Genética, foram construídas pelos alunos, com materiais de fácil aquisição e baseados em suas próprias pesquisas. De acordo com relato dos próprios alunos, o trabalho criou possibilidades de atividades prazerosas que motivaram seus estudos e oportunizaram um entendimento mais aprofundado dos conteúdos abordados. Assim, Em uma análise geral, a construção dos modelos revelou-se uma ferramenta didática importante no aprendizado significativo de temas relacionados à Genética, para o público do período noturno, podendo contribuir para a sua permanência na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.