LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: RECURSO PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 230 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 669 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: RECURSO PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA" "resumo" => "RESUMOO presente trabalho trata-se de um ensaio através de uma análise realizada no livro didático “História e vida integrada”, cuja autoria é de Nelson Piletti livro este publicado no ano de 2009 direcionado aos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de perceber e justificar qual a concepção de história adotada pelo autor no livro didático “História e vida integrada”. A análise foi realizada observando o sumário do livro didático de história, visualizando os conteúdos a serem explorados em sala de aula, como também as imagens que o livro apresentava para melhor exemplificar os conteúdos, ao mesmo tempo notificando a maneira que o conteúdo vinha sendo discutido no livro. Ressaltando por meio dessa discussão a importância do cuidado por parte do educador ao escolher o livro de história a ser adotado e explorado em sala de aula, já que este é o principal recurso didático utilizado pelo docente principalmente nas escolas públicas em que se restringe a basicamente a tomar o livro didático como o único guia de estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA" "palavra_chave" => "Professor, Concepção de história, Livro didático" "idioma" => "Português" "arquivo" => "5c04925674920eb58467fb52ce4ef728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANIZE DE FARIAS SOUSA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GEOVANIZE" "autor_email" => "geovanize.farias@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUALDA PARAIBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 230 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 669 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: RECURSO PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA" "resumo" => "RESUMOO presente trabalho trata-se de um ensaio através de uma análise realizada no livro didático “História e vida integrada”, cuja autoria é de Nelson Piletti livro este publicado no ano de 2009 direcionado aos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de perceber e justificar qual a concepção de história adotada pelo autor no livro didático “História e vida integrada”. A análise foi realizada observando o sumário do livro didático de história, visualizando os conteúdos a serem explorados em sala de aula, como também as imagens que o livro apresentava para melhor exemplificar os conteúdos, ao mesmo tempo notificando a maneira que o conteúdo vinha sendo discutido no livro. Ressaltando por meio dessa discussão a importância do cuidado por parte do educador ao escolher o livro de história a ser adotado e explorado em sala de aula, já que este é o principal recurso didático utilizado pelo docente principalmente nas escolas públicas em que se restringe a basicamente a tomar o livro didático como o único guia de estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA" "palavra_chave" => "Professor, Concepção de história, Livro didático" "idioma" => "Português" "arquivo" => "5c04925674920eb58467fb52ce4ef728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANIZE DE FARIAS SOUSA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GEOVANIZE" "autor_email" => "geovanize.farias@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUALDA PARAIBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }