INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas, a população mundial vem envelhecendo cada vem mais rápido, e este fato se deve a diminuição da taxa de fecundidade, a melhoria na qualidade de vida, além do aumento do grau de desenvolvimento humano da população, entre outras. Este aumento da população idosa e a recente atenção dada aos programas de saúde do idoso, com o advento das políticas públicas voltadas ao idoso e o estatuto, exigem do profissional de enfermagem a aquisição de competências e habilidades referente ao envelhecimento e a atenção à saúde do idoso. OBJETIVO: Relatar a experiência acadêmica de assistência hospitalar de idosos durante as aulas do Componente Curricular Saúde do Idoso. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado a partir das aulas práticas em Saúde do Idoso, do Curso de Enfermagem, do Centro de Ciências e da Saúde, da Universidade Federal de Campina Grande, realizadas no mês de Fevereiro de 2013, sob supervisão da docente da disciplina, no Hospital Universitário Alcides Carneiro, Campina Grande - PB. As atividades desenvolvidas envolveram a identificação das mudanças decorrentes do processo de envelhecimento; a avaliação global da pessoa idosa; a aplicação do processo de enfermagem; discussão dos casos clínicos acompanhados e realização de procedimentos. RESULTADOS: Os acadêmicos desenvolveram atividades com uma abordagem integral a pessoa idosa, onde foram consideradas as dimensões biológicas, psicológicas, sociais, econômicas e culturais dos idosos assistidos, proporcionando um leque de respostas de acordo com as necessidades dos idosos, possibilitando assim, a prestação de cuidados adequados a cada condição. Deste modo, a pessoa idosa acaba tendo um atendimento individualizado, humanizado e de qualidade. E possibilitou também a construção de vinculo entre as pessoas idosas e as discentes, onde experiências de vida foram compartilhadas. Apesar do curto período, percebemos a satisfação dos usuários no atendimento prestados pelas estudantes de enfermagem, resultado da relação de confiança estabelecida entre os atores desse processo. CONCLUSÃO: Durante as aulas práticas foi possível observar à soberania da técnica e da racionalidade na assistência hospitalar em detrimento do aprofundamento dos conhecimentos científicos, da ética, do respeito e da solidariedade entre profissionais e usuários. Entretanto, essas aulas práticas foram fundamentais para o processo de formação dos discentes, pois possibilitou a compreensão sobre especificidade do cuidado a pessoa idosa e a reflexão sobre o papel do enfermeiro nessa área. Sendo assim, consideramos essencial que o discente possa vivenciar a assistência de enfermagem da pessoa idosa no decorrer de sua formação para que compreendam as modificações decorrentes do processo de envelhecimento e que consequentemente apreendam a direcionar individualizar o cuidado ao idoso.