Artigo Anais III CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

VELHICE E EXCLUSÃO DIGITAL: PERSPECTIVAS PARA A TERCEIRA IDADE

Palavra-chaves: VELHICE, INCLUSÃO DIGITAL, IDOSOS Tema Livre (TL) Universidade aberta à terceira idade
"2013-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 2916
    "edicao_id" => 10
    "trabalho_id" => 188
    "inscrito_id" => 2011
    "titulo" => "VELHICE E EXCLUSÃO DIGITAL: PERSPECTIVAS PARA A TERCEIRA IDADE"
    "resumo" => "Atualmente, com o avanço tecnológico, as transformações no cenário social, a busca por pessoas qualificadas e atualizadas no mundo digital tem deixado muitas pessoas aflitas, além disso, a perspectiva de vida da população brasileira com mais de 60 anos tem aumentado. Segundo IBGE, aumentou de 2 milhões, no entanto, a mesma não tem buscado acompanhar as transformações ocorridas. A metodologia que foi utilizada tem aspecto quantitativo e qualitativo, onde no primeiro momento foi feito um levantamento quantitativo de todos os idosos do município de Catolé do Rocha PB dando sequência com a realização de questionários aplicados aos idosos, já no segundo momento foi realizada a panfletagem no centro da cidade (supermercados, bancos, igrejas, câmara municipal, frigoríficos entre outros) e na etapa qualitativa foi analisado os dados colhidos para então entender porque os idosos se recuam a aprender a utilizar o computador.Em pleno século XXI, mesmo diante dos avanços tecnológicos muitas pessoas não conseguiram acompanhar as transformações nesse cenário, principalmente a classe da terceira idade é a mais afetada, já que a mesma não tem procurado se atualizar, além disso, a falta de oportunidade tem contribuído de maneira significativa para que os idosos continuem excluídos.  É preciso estabelecer políticas eficazes que desenvolvam no aluno idoso a capacidade e o interesse de aprender a utilizar os meios tecnológicos. A inclusão digital deve ser encarada como uma maneira de favorecer uma melhor qualidade a classe da terceira idade, ajudando a se relacionar com as outras pessoas no cotidiano."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "Universidade aberta à terceira idade"
    "palavra_chave" => "VELHICE, INCLUSÃO DIGITAL, IDOSOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_2011_9ef8e81b6e567faa4961bc59a6baa491.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:48"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUNARA DE SOUSA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "LUNARA ALVES"
    "autor_email" => "lunara_alvesuepb@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais III CIEH"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png"
    "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 2916
    "edicao_id" => 10
    "trabalho_id" => 188
    "inscrito_id" => 2011
    "titulo" => "VELHICE E EXCLUSÃO DIGITAL: PERSPECTIVAS PARA A TERCEIRA IDADE"
    "resumo" => "Atualmente, com o avanço tecnológico, as transformações no cenário social, a busca por pessoas qualificadas e atualizadas no mundo digital tem deixado muitas pessoas aflitas, além disso, a perspectiva de vida da população brasileira com mais de 60 anos tem aumentado. Segundo IBGE, aumentou de 2 milhões, no entanto, a mesma não tem buscado acompanhar as transformações ocorridas. A metodologia que foi utilizada tem aspecto quantitativo e qualitativo, onde no primeiro momento foi feito um levantamento quantitativo de todos os idosos do município de Catolé do Rocha PB dando sequência com a realização de questionários aplicados aos idosos, já no segundo momento foi realizada a panfletagem no centro da cidade (supermercados, bancos, igrejas, câmara municipal, frigoríficos entre outros) e na etapa qualitativa foi analisado os dados colhidos para então entender porque os idosos se recuam a aprender a utilizar o computador.Em pleno século XXI, mesmo diante dos avanços tecnológicos muitas pessoas não conseguiram acompanhar as transformações nesse cenário, principalmente a classe da terceira idade é a mais afetada, já que a mesma não tem procurado se atualizar, além disso, a falta de oportunidade tem contribuído de maneira significativa para que os idosos continuem excluídos.  É preciso estabelecer políticas eficazes que desenvolvam no aluno idoso a capacidade e o interesse de aprender a utilizar os meios tecnológicos. A inclusão digital deve ser encarada como uma maneira de favorecer uma melhor qualidade a classe da terceira idade, ajudando a se relacionar com as outras pessoas no cotidiano."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "Universidade aberta à terceira idade"
    "palavra_chave" => "VELHICE, INCLUSÃO DIGITAL, IDOSOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_2011_9ef8e81b6e567faa4961bc59a6baa491.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:48"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUNARA DE SOUSA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "LUNARA ALVES"
    "autor_email" => "lunara_alvesuepb@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais III CIEH"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png"
    "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2013

Resumo

Atualmente, com o avanço tecnológico, as transformações no cenário social, a busca por pessoas qualificadas e atualizadas no mundo digital tem deixado muitas pessoas aflitas, além disso, a perspectiva de vida da população brasileira com mais de 60 anos tem aumentado. Segundo IBGE, aumentou de 2 milhões, no entanto, a mesma não tem buscado acompanhar as transformações ocorridas. A metodologia que foi utilizada tem aspecto quantitativo e qualitativo, onde no primeiro momento foi feito um levantamento quantitativo de todos os idosos do município de Catolé do Rocha PB dando sequência com a realização de questionários aplicados aos idosos, já no segundo momento foi realizada a panfletagem no centro da cidade (supermercados, bancos, igrejas, câmara municipal, frigoríficos entre outros) e na etapa qualitativa foi analisado os dados colhidos para então entender porque os idosos se recuam a aprender a utilizar o computador.Em pleno século XXI, mesmo diante dos avanços tecnológicos muitas pessoas não conseguiram acompanhar as transformações nesse cenário, principalmente a classe da terceira idade é a mais afetada, já que a mesma não tem procurado se atualizar, além disso, a falta de oportunidade tem contribuído de maneira significativa para que os idosos continuem excluídos. É preciso estabelecer políticas eficazes que desenvolvam no aluno idoso a capacidade e o interesse de aprender a utilizar os meios tecnológicos. A inclusão digital deve ser encarada como uma maneira de favorecer uma melhor qualidade a classe da terceira idade, ajudando a se relacionar com as outras pessoas no cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.