Em cursos de Licenciatura, o exercício docente é realizado essencialmente durante a execução dos Estágios Supervisionados. Etapa em que os conhecimentos pedagógicos e científicos adquiridos até então, são fundamentais no embasamento teórico-metodológico, na construção do ensino contextualizado e na execução da práxis educativa em si. Diante disto, este estudo trata-se de uma reflexão acerca da prática docente mediante a percepção de três alunos do oitavo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), campus pertencente à Universidade Estadual do Ceará (UECE), as quais cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado. O intuito é que os sujeitos da pesquisa analisem a influência da disciplina no seu desenvolvimento formativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados e analisados, respectivamente, por meio de entrevista semiestruturada e análise de discurso. Assim sendo, os sujeitos da pesquisa mostraram-se conscientes de que a prática de ensino de forma orientada e supervisionada é de extrema importância para a formação docente, além disso, apontaram dificuldades enfrentadas como falta de material didático cedido pela escola e a adaptabilidade de aulas práticas ao cotidiano dos alunos. Conclui-se que as disciplinas de Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura é uma oportunidade ímpar para a compreensão da relevância da interação entre conhecimentos científicos e conhecimentos pedagógicos, bem como da teoria e prática para a execução de aulas mais dinâmicas, didáticas e atrativas.