Neste texto discutiu-se a importância das políticas públicas educacionais e suas implicações para a escola e para os profissionais da educação, reconhecendo sua relevância na promoção e universalização de uma educação de qualidade. A metodologia utilizada para a realização desse trabalho foi a pesquisa bibliográfica a partir da leitura e análise de textos de autores como Azevedo (1994), Freire (1996), Libâneo et al (2009), Paro (2001), Rothen e Conti (2010), Zeichner (2003). Considerando as indagações sobre educação e políticas públicas, o estudo mostrou que as implicações entre esses dois elementos estão relacionadas à natureza da atividade educativa, que direcionada para a formação humana dentro de uma realidade onde existe determinada visão de mundo e de sociedade, tem especificidades e aspectos que não podem ser desconsiderados no processo de formulação e de proposição das políticas públicas educacionais, de forma que sua implementação envolva todos os profissionais da educação considerando as especificidades e peculiaridades do ambiente escolar para que resulte em ações significativas e efetivas, cumprindo com a finalidade a que se propõe que é a ampliação do acesso a um direito constitucionalmente garantido que é a educação.