Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRODUÇÃO DE CURRICULUM VITAE POR ALUNOS DO CICLO IV DA EJA MEDIADA POR SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PRODUÇÃO DE CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) Ensino de língua portuguesa
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Muitas vezes as aulas de Língua Portuguesa são consideradas tediosas e desinteressantes para os discentes. Objetivando contribuir para a modificação dessa perspectiva, propomos a presente proposta de trabalho de produção de curriculum vitae por alunos concluintes do Ensino Fundamental, pela modalidade EJA, por meio de sequência didática. Com isso, trabalhamos com um gênero textual bastante significativo para esses alunos, já que a maioria são aspirantes a inserirem-se no mercado de trabalho. Pela presente proposta poderemos promover um estudo do gênero textual curriculum vitae de forma significativa, reflexiva e com vistas a desenvolver e/ou ampliar a autonomia social e as competências linguístico-discursiva dos estudantes. Pela estrutura da sequência didática aqui proposta, dividiremos o trabalho em quatro partes básicas: as análises, reflexões e familiarização inicias sobre o gênero estudado; a elaboração da produção inicial; o desenvolvimento das atividades propostas nos módulos; e a produção das versões finais ao cabo do processo de estudo e produção. Para os propósitos deste artigo, pusemos em prática as atividades até o ponto em que os alunos efetuaram suas produções inicias. As demais atividades propostas nos módulos de intervenção ficam como sugestão e/ou possibilidade de aplicação posterior a fim de cumprir a desenvoltura integral do que aqui sugerimos. Para nos embasar teoricamente, apoiamo-nos essencialmente nas concepções de Schneuwly & Dolz at. al. (2004) a respeito da reflexão sobre e produção dos gêneros orais e escritos em nossas salas de aula. Recorremos também às orientações fornecidas pelos PCNs para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Fundamental, assim como nos apoiamos ainda nas ideias de Antunes (2003) sobre o aspecto interacional que dever reger as aulas de português; nas estratégias de produção textual oferecidas por Koch & Elias (2014); na concepção de ensino da escrita por um viés lúdico-processual de Passarelli (2004); na visão de Leite e Pereira (2013) a respeito das implicações da correção do professor na reescrita dos alunos e, por fim, recorremos aos princípios de avaliação de Serafini (1998). Com isso, poderemos constatar que as aulas de língua materna podem configurar como uma agradável oportunidade de aquisição e/ou construção significativa de conhecimentos e/ou competências linguístico-discursivos que interferem direta e significativamente na prática social dos educandos.

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