O exercício da docência em matemática sempre foi um desafio para os professores. Estudar, planejar e desenvolver atividades que além de chamar a atenção dos alunos para o conteúdo que está sendo ensinado os possibilite a compreender o mesmo é uma constante na atividade profissional dos professores que se preocupam em não apenas ensinar conteúdos, mas também em levar os alunos a aprenderem o que lhes é ensinado. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino da matemática tem contribuindo de forma significativa para a melhoria do ensino desta disciplina e a cada dia novas ferramentas tecnológicas surgem e podem, quando bem compreendidas, serem utilizadas pelos professores em suas salas de aula. Tendo em mente tais considerações desenvolvemos este trabalho, no qual, abordamos a função das tecnologias da informação e comunicação, em especial dos smartphones e tablets, no ensino de matemática como também apresentamos um aplicativo para smartphones e tablets chamado DragonBoxAlgebra 5+ que consiste em um jogo voltado para o ensino de álgebra nas séries iniciais do Ensino Fundamental II. Se utilizando de uma metodologia de caráter qualitativo, realizamos um estudo exploratório com o intuito de verificar se o aplicativo em questão pode ser utilizado como um material potencialmente significativo (no sentido de Ausubel). Por fim, discutimos o seu papel como material potencialmente significativo para o ensino de conceitos fundamentais da Álgebra escolar tais como inverso multiplicativo e aditivo e elementos neutro. O presente trabalho leva a concluir que o aplicativo tem grande potencial – o qual ainda deve ser explorado em estudos posteriores – no ensino das estruturas aditivas e multiplicativas, assim como no ensino de equações algébricas lineares nas séries iniciais do Ensino Fundamental II.