O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO SUBSÍDIO PARA A PROFISSÃO DOCENTE: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21589 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 759 "inscrito_id" => 3856 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO SUBSÍDIO PARA A PROFISSÃO DOCENTE: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "É reconhecida a importância do Estágio supervisionado na formação inicial de professores, se configurando, assim, em um elemento essencial na formação docente, uma vez que o mesmo possibilita a concretização da relação/articulação “teoria e prática”, como também a consolidação de saberes para ensinar. O Estágio supervisionado, além compor uma das etapas mais importantes da vida acadêmica dos licenciandos, também visa um espaço de reflexão, uma vez que para pensar a formação docente inicial faz-se fundamental problematizar a prática pedagógica que é desenvolvida no espaço escolar, uma vez que irá proporcionar saberes diversificados que se transformam e confrontam-se com as experiências dos profissionais em exercício. O presente trabalho trata de um relato de experiência vivenciada no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, realizado por acadêmicas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, Campus da Universidade Estadual do Ceará. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar uma experiência formativa, como também socializar as aprendizagens relacionadas ao Ensino de Ciências. O estágio foi realizado em uma escola pública de Ensino Médio regular, localizada no município de Iguatu-CE, nas turmas de 1º ano F e G. A experiência vivenciada no Estágio Supervisionado, além de nos proporcionar conhecer a realidade do profissional docente, também nos proporcionou reflexões sobre a produção de novos saberes. É nesse momento ímpar que se descobre que o conhecimento é algo que se constrói em conjunto, o que torna essa experiência muito gratificante para a formação docente inicial." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, PROFISSÃO DOCENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID3856_09082016211714.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIRLA OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAIRLA OLIVEIRA" "autor_email" => "mairlla-oli@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21589 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 759 "inscrito_id" => 3856 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO SUBSÍDIO PARA A PROFISSÃO DOCENTE: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "É reconhecida a importância do Estágio supervisionado na formação inicial de professores, se configurando, assim, em um elemento essencial na formação docente, uma vez que o mesmo possibilita a concretização da relação/articulação “teoria e prática”, como também a consolidação de saberes para ensinar. O Estágio supervisionado, além compor uma das etapas mais importantes da vida acadêmica dos licenciandos, também visa um espaço de reflexão, uma vez que para pensar a formação docente inicial faz-se fundamental problematizar a prática pedagógica que é desenvolvida no espaço escolar, uma vez que irá proporcionar saberes diversificados que se transformam e confrontam-se com as experiências dos profissionais em exercício. O presente trabalho trata de um relato de experiência vivenciada no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, realizado por acadêmicas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, Campus da Universidade Estadual do Ceará. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar uma experiência formativa, como também socializar as aprendizagens relacionadas ao Ensino de Ciências. O estágio foi realizado em uma escola pública de Ensino Médio regular, localizada no município de Iguatu-CE, nas turmas de 1º ano F e G. A experiência vivenciada no Estágio Supervisionado, além de nos proporcionar conhecer a realidade do profissional docente, também nos proporcionou reflexões sobre a produção de novos saberes. É nesse momento ímpar que se descobre que o conhecimento é algo que se constrói em conjunto, o que torna essa experiência muito gratificante para a formação docente inicial." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, PROFISSÃO DOCENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID3856_09082016211714.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIRLA OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAIRLA OLIVEIRA" "autor_email" => "mairlla-oli@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }