O presente estudo expõe dados de uma pesquisa sobre a formação inicial do pedagogo, no âmbito do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, que, após a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia – DCNP, teve sua proposta curricular reformulada. Sob este enfoque, pretendemos identificar como essa proposta de mudança curricular, que ampliou a atuação profissional do pedagogo para além da sala de aula e passou a contemplar a gestão dos processos educativos escolares e não-escolares, foi vivenciada por professoras do referido curso. O repertório metodológico deste artigo se baseia numa abordagem qualitativa e está fundamentada em uma pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas com três professoras do referido curso. Os resultados revelam que, muito embora as mudanças formativas tenham sido adotadas na reformulação curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia da UERN, as professoras entrevistadas demonstram intensa preocupação diante da atual conjuntura. Segundo elas, a experiência teórico-prática por parte do corpo docente da Faculdade de Educação ainda é muito insipiente ao que se refere ao contexto não-escolar, e formar os futuros pedagogos para atuar além da sala de aula, consiste em grande desafio.