O presente artigo tem como objetivo apresentar parte de nossa pesquisa, realizada junto a professores de História de escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Pau dos Ferros – RN, acerca da aplicabilidade da Lei 11.645/2008, que determina a inclusão de História e Cultura Afro Brasileira e Indígena nos currículos da educação básica, preferencialmente das disciplinas de História, Literatura e Artes, como instrumento de consolidação da cidadania e da democracia, a partir do incentivo a uma educação voltada para a valorização da diversidade da formação histórica e cultural do Brasil. Orientamos nossa pesquisa para o impacto desta lei no ensino de História segundo a visão dos professores da disciplina, partindo de uma reflexão sobre seus processos de formação e capacitação continuada e nos impactos que observam em suas práticas de ensino. A metodologia adotada baseou-se em uma revisão bibliográfica e diálogo com obras e autores que discutem o ensino de História, ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Indígena e práticas docentes. Utilizamos ainda como recursos metodológicos a pesquisa de campo, uma abordagem qualitativa dos resultados coletados e a realização de entrevista semi estruturada com cada um dos sujeitos da pesquisa, quando observamos e refletimos sobre aspectos como formação e capacitação dos docentes e a avaliação destes acerca dos impactos da referida lei no cotidiano escolar. Com este trabalho buscamos contribuir com as discussões para a educação para as relações étnico raciais e os impactos do ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Indígena na sala de aula em escolas públicas de ensino médio.