O ensino de Botânica tem sido um desafio para muitos professores, principalmente na era digital em que os alunos se encontram, onde as tecnologias de comunicação e informação (TICs) são tão presentes e de fácil acesso, por meio disto, faz-se necessário o professor conhecer quais os meios que a maior parte de seus alunos tem acesso e que uso se faz destes na obtenção do conhecimento. A partir disso o presente trabalho tem por objetivo identificar os meios de informação e comunicação que os alunos da educação básica utilizam para obter conhecimento sobre as plantas e se participam de forma ativa na construção desse conhecimento. Para atingir os objetivos, esse estudo foi baseado nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa e quantitativa. A técnica de coleta de dados empregada foi o questionário com questões objetivas e subjetivas tendo como o público alvo os alunos do ensino fundamental e médio de três escolas públicas do estado da Paraíba. A analise dos resultados demonstrou que a Televisão e a Escola são os principais meios de informação e comunicação utilizados pelos alunos para obtenção de conhecimento sobre as plantas. Nesse processo, os alunos caracterizaram-se como são participantes passivos na obtenção do conhecimento, apesar de terem apresentado interação positiva em relação a gostar de aprender sobre as plantas, a importância destas para o homem e a relação delas com ambiente. Por fim, esses resultados constituem algo muito mais complexo, que vão no compreender o uso das TICs dentro e fora do âmbito escolar e a interação com os alunos.