Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVENCIANDO A LEITURA POR MEIO DA ANÁLISE DA FIGURA FEMININA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: LEITURA, PROJETO, ESCOLA Comunicação Oral (CO) Ensino de língua portuguesa
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22449
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2071
    "inscrito_id" => 11759
    "titulo" => "VIVENCIANDO A LEITURA POR MEIO DA ANÁLISE DA FIGURA FEMININA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      Desenvolver a habilidade de leitura, bem como instigar os alunos a ler não tem sido uma tarefa fácil, sobretudo para os professores de Língua Portuguesa que, muitas vezes, se defrontam com um contexto de desinteresse por essa prática. Isso se dá, por vezes, devido ao fato de que muitos estudantes ainda veem a leitura como uma prática enfadonha e cansativa, dada a sua “obrigatoriedade” nas aulas de português. O fato é que o conceito de leitura que se tem abordado nas escolas geralmente está unicamente relacionado à decodificação de palavras, frases e textos para uma interpretação superficial e bitolada. É nesse contexto que se dá a necessidade de desconstruir essa ideia e conduzir os alunos à percepção de que ler é uma prática que realizamos cotidianamente, e que, além disso, nos faz refletir e ampliar nosso conhecimento. Pensando nisso, realizamos o projeto Vivenciando a Leitura por meio da análise da figura feminina, com o intuito de aproximar o leitor da prática social da leitura, de modo que se pudessem construir e aprimorar os conceitos sobre o tema abordado.  Para tanto, tomamos como aporte teórico alguns estudiosos como SILVA (2005) e ORLANDI (2007). Na realização do projeto, utilizamos textos não verbais e verbais, bem como músicas, além de explorar a oralidade por meio de debates e seminários, culminando em uma exposição para a escola e uma palestra para a comunidade escolar. O projeto foi realizado na E.E.E.F.M. João Silveira Guimarães, situada na cidade de São Bento, PB, tendo como público alvo alunos da primeira série do ensino médio.\r\n
      Palvras-Chave:  LEITURA; Projeto; Escola.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PROJETO, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID11759_15082016195841.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ENIA RAMALHO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ENIA RAMALHO"
    "autor_email" => "enia.ramalho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22449
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2071
    "inscrito_id" => 11759
    "titulo" => "VIVENCIANDO A LEITURA POR MEIO DA ANÁLISE DA FIGURA FEMININA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      Desenvolver a habilidade de leitura, bem como instigar os alunos a ler não tem sido uma tarefa fácil, sobretudo para os professores de Língua Portuguesa que, muitas vezes, se defrontam com um contexto de desinteresse por essa prática. Isso se dá, por vezes, devido ao fato de que muitos estudantes ainda veem a leitura como uma prática enfadonha e cansativa, dada a sua “obrigatoriedade” nas aulas de português. O fato é que o conceito de leitura que se tem abordado nas escolas geralmente está unicamente relacionado à decodificação de palavras, frases e textos para uma interpretação superficial e bitolada. É nesse contexto que se dá a necessidade de desconstruir essa ideia e conduzir os alunos à percepção de que ler é uma prática que realizamos cotidianamente, e que, além disso, nos faz refletir e ampliar nosso conhecimento. Pensando nisso, realizamos o projeto Vivenciando a Leitura por meio da análise da figura feminina, com o intuito de aproximar o leitor da prática social da leitura, de modo que se pudessem construir e aprimorar os conceitos sobre o tema abordado.  Para tanto, tomamos como aporte teórico alguns estudiosos como SILVA (2005) e ORLANDI (2007). Na realização do projeto, utilizamos textos não verbais e verbais, bem como músicas, além de explorar a oralidade por meio de debates e seminários, culminando em uma exposição para a escola e uma palestra para a comunidade escolar. O projeto foi realizado na E.E.E.F.M. João Silveira Guimarães, situada na cidade de São Bento, PB, tendo como público alvo alunos da primeira série do ensino médio.\r\n
      Palvras-Chave:  LEITURA; Projeto; Escola.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PROJETO, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID11759_15082016195841.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ENIA RAMALHO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ENIA RAMALHO"
    "autor_email" => "enia.ramalho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Desenvolver a habilidade de leitura, bem como instigar os alunos a ler não tem sido uma tarefa fácil, sobretudo para os professores de Língua Portuguesa que, muitas vezes, se defrontam com um contexto de desinteresse por essa prática. Isso se dá, por vezes, devido ao fato de que muitos estudantes ainda veem a leitura como uma prática enfadonha e cansativa, dada a sua “obrigatoriedade” nas aulas de português. O fato é que o conceito de leitura que se tem abordado nas escolas geralmente está unicamente relacionado à decodificação de palavras, frases e textos para uma interpretação superficial e bitolada. É nesse contexto que se dá a necessidade de desconstruir essa ideia e conduzir os alunos à percepção de que ler é uma prática que realizamos cotidianamente, e que, além disso, nos faz refletir e ampliar nosso conhecimento. Pensando nisso, realizamos o projeto Vivenciando a Leitura por meio da análise da figura feminina, com o intuito de aproximar o leitor da prática social da leitura, de modo que se pudessem construir e aprimorar os conceitos sobre o tema abordado. Para tanto, tomamos como aporte teórico alguns estudiosos como SILVA (2005) e ORLANDI (2007). Na realização do projeto, utilizamos textos não verbais e verbais, bem como músicas, além de explorar a oralidade por meio de debates e seminários, culminando em uma exposição para a escola e uma palestra para a comunidade escolar. O projeto foi realizado na E.E.E.F.M. João Silveira Guimarães, situada na cidade de São Bento, PB, tendo como público alvo alunos da primeira série do ensino médio. Palvras-Chave: LEITURA; Projeto; Escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.