Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO: ANALISANDO O ASSUNTO DE ÁCIDOS NUCLEICOS

Palavra-chaves: ANÁLISE, LIVRO DIDÁTICO, ÁCIDOS NUCLEICOS Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21840
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1509
    "inscrito_id" => 388
    "titulo" => "OS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO: ANALISANDO O ASSUNTO DE ÁCIDOS NUCLEICOS"
    "resumo" => "Sabe-se que a educação é um meio imprescindível no que se refere ao processo de formação de indivíduos. Diante desse contexto, o livro didático surge como um recurso auxiliar na condução do trabalho pedagógico. Desta forma, esse trabalho é resultado da disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e tem por objetivo analisar livros didáticos de Biologia, especificamente o assunto de Ácidos Nucleicos, no intuito de discutir como os diversos recursos do mesmo vem sendo abordado nos livros didáticos do Ensino Médio. Foram utilizados um total de dez exemplares, e tivemos como base para a realização das análises os critérios estabelecidos por  Vasconcelos e Souto (2003). Portanto, é fundamental que a formação de professores possibilite reflexões direcionadas a compreender as limitações dos livros didáticos. Logo, a realização da presente pesquisa possibilitou identificar adversidades e fragilidades presentes nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino médio, sua ampliação para os demais conteúdos de biologia poderá proporcionar uma base reflexiva para o aprimoramento do mesmo e melhor rendimento do processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE, LIVRO DIDÁTICO, ÁCIDOS NUCLEICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID388_15082016005058.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "ana.beatriz.s.o@outlook.c"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21840
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1509
    "inscrito_id" => 388
    "titulo" => "OS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO: ANALISANDO O ASSUNTO DE ÁCIDOS NUCLEICOS"
    "resumo" => "Sabe-se que a educação é um meio imprescindível no que se refere ao processo de formação de indivíduos. Diante desse contexto, o livro didático surge como um recurso auxiliar na condução do trabalho pedagógico. Desta forma, esse trabalho é resultado da disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e tem por objetivo analisar livros didáticos de Biologia, especificamente o assunto de Ácidos Nucleicos, no intuito de discutir como os diversos recursos do mesmo vem sendo abordado nos livros didáticos do Ensino Médio. Foram utilizados um total de dez exemplares, e tivemos como base para a realização das análises os critérios estabelecidos por  Vasconcelos e Souto (2003). Portanto, é fundamental que a formação de professores possibilite reflexões direcionadas a compreender as limitações dos livros didáticos. Logo, a realização da presente pesquisa possibilitou identificar adversidades e fragilidades presentes nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino médio, sua ampliação para os demais conteúdos de biologia poderá proporcionar uma base reflexiva para o aprimoramento do mesmo e melhor rendimento do processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE, LIVRO DIDÁTICO, ÁCIDOS NUCLEICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID388_15082016005058.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "ana.beatriz.s.o@outlook.c"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Sabe-se que a educação é um meio imprescindível no que se refere ao processo de formação de indivíduos. Diante desse contexto, o livro didático surge como um recurso auxiliar na condução do trabalho pedagógico. Desta forma, esse trabalho é resultado da disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e tem por objetivo analisar livros didáticos de Biologia, especificamente o assunto de Ácidos Nucleicos, no intuito de discutir como os diversos recursos do mesmo vem sendo abordado nos livros didáticos do Ensino Médio. Foram utilizados um total de dez exemplares, e tivemos como base para a realização das análises os critérios estabelecidos por Vasconcelos e Souto (2003). Portanto, é fundamental que a formação de professores possibilite reflexões direcionadas a compreender as limitações dos livros didáticos. Logo, a realização da presente pesquisa possibilitou identificar adversidades e fragilidades presentes nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino médio, sua ampliação para os demais conteúdos de biologia poderá proporcionar uma base reflexiva para o aprimoramento do mesmo e melhor rendimento do processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.