Sabe-se que a educação é um meio imprescindível no que se refere ao processo de formação de indivíduos. Diante desse contexto, o livro didático surge como um recurso auxiliar na condução do trabalho pedagógico. Desta forma, esse trabalho é resultado da disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e tem por objetivo analisar livros didáticos de Biologia, especificamente o assunto de Ácidos Nucleicos, no intuito de discutir como os diversos recursos do mesmo vem sendo abordado nos livros didáticos do Ensino Médio. Foram utilizados um total de dez exemplares, e tivemos como base para a realização das análises os critérios estabelecidos por Vasconcelos e Souto (2003). Portanto, é fundamental que a formação de professores possibilite reflexões direcionadas a compreender as limitações dos livros didáticos. Logo, a realização da presente pesquisa possibilitou identificar adversidades e fragilidades presentes nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino médio, sua ampliação para os demais conteúdos de biologia poderá proporcionar uma base reflexiva para o aprimoramento do mesmo e melhor rendimento do processo de ensino e aprendizagem.