Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, CELULAR, PIBID, RECURSOS DIDÁTICOS Pôster (PO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22287
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3248
    "inscrito_id" => 10143
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) é importante no Ensino de Ciências, pois é uma ferramenta que está crescendo e presente no cotidiano, além de permitir a formação do conhecimento e do posicionamento crítico do aluno sobre o mundo que o cerca, é coerente pensar que o meio social sofreu uma drástica modificação, logo as interações de aprendizagem entre esses indivíduos também  muda, porém ainda com esse amplo espectro de estilos de aprendizagem que estão desenvolvendo, pouco se mudou a Escola. Em vista disso, o presente trabalho analisou o uso dessa ferramenta de ensino aprendizagem na escola com os alunos do 8° ano do ensino fundamental na escola pública Eudóxia de Alcântara Ferreira, Vitória de Santo Antão- Pernambuco. A proposta metodológica foi estruturada a partir dos tipos de TICs, dentre os quais aplicativo, filme e vídeo com o intuito de promover uma aprendizagem mais significativa. Os resultados revelaram que os alunos apresentaram um grande desempenho em relação a estratégia utilizada, visto que conseguiram relacionar a teoria com a prática. Dessa forma, a proposta promoveu uma melhor interação dos alunos com a temática abordada, além da assimilação do conteúdo abordado em sala. A sequência didática amparada pelas perspectivas e recursos na pesquisa, foi essencial para a formação do censo crítico dos estudantes e principalmente, para a mudança de ressignificação e de atitudes com relação ao uso das TICs em sala de aula, permitindo uma nova visão de como essa ferramenta pode ser utilizada de forma diferente, atrativa, aprimorando as informações e atuando como facilitador da aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CELULAR, PIBID, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID10143_18082016165101.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLAYNE TEIXEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GERLAYNE  "
    "autor_email" => "gerlayneteixeira@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22287
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3248
    "inscrito_id" => 10143
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) é importante no Ensino de Ciências, pois é uma ferramenta que está crescendo e presente no cotidiano, além de permitir a formação do conhecimento e do posicionamento crítico do aluno sobre o mundo que o cerca, é coerente pensar que o meio social sofreu uma drástica modificação, logo as interações de aprendizagem entre esses indivíduos também  muda, porém ainda com esse amplo espectro de estilos de aprendizagem que estão desenvolvendo, pouco se mudou a Escola. Em vista disso, o presente trabalho analisou o uso dessa ferramenta de ensino aprendizagem na escola com os alunos do 8° ano do ensino fundamental na escola pública Eudóxia de Alcântara Ferreira, Vitória de Santo Antão- Pernambuco. A proposta metodológica foi estruturada a partir dos tipos de TICs, dentre os quais aplicativo, filme e vídeo com o intuito de promover uma aprendizagem mais significativa. Os resultados revelaram que os alunos apresentaram um grande desempenho em relação a estratégia utilizada, visto que conseguiram relacionar a teoria com a prática. Dessa forma, a proposta promoveu uma melhor interação dos alunos com a temática abordada, além da assimilação do conteúdo abordado em sala. A sequência didática amparada pelas perspectivas e recursos na pesquisa, foi essencial para a formação do censo crítico dos estudantes e principalmente, para a mudança de ressignificação e de atitudes com relação ao uso das TICs em sala de aula, permitindo uma nova visão de como essa ferramenta pode ser utilizada de forma diferente, atrativa, aprimorando as informações e atuando como facilitador da aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CELULAR, PIBID, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID10143_18082016165101.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLAYNE TEIXEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GERLAYNE  "
    "autor_email" => "gerlayneteixeira@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) é importante no Ensino de Ciências, pois é uma ferramenta que está crescendo e presente no cotidiano, além de permitir a formação do conhecimento e do posicionamento crítico do aluno sobre o mundo que o cerca, é coerente pensar que o meio social sofreu uma drástica modificação, logo as interações de aprendizagem entre esses indivíduos também muda, porém ainda com esse amplo espectro de estilos de aprendizagem que estão desenvolvendo, pouco se mudou a Escola. Em vista disso, o presente trabalho analisou o uso dessa ferramenta de ensino aprendizagem na escola com os alunos do 8° ano do ensino fundamental na escola pública Eudóxia de Alcântara Ferreira, Vitória de Santo Antão- Pernambuco. A proposta metodológica foi estruturada a partir dos tipos de TICs, dentre os quais aplicativo, filme e vídeo com o intuito de promover uma aprendizagem mais significativa. Os resultados revelaram que os alunos apresentaram um grande desempenho em relação a estratégia utilizada, visto que conseguiram relacionar a teoria com a prática. Dessa forma, a proposta promoveu uma melhor interação dos alunos com a temática abordada, além da assimilação do conteúdo abordado em sala. A sequência didática amparada pelas perspectivas e recursos na pesquisa, foi essencial para a formação do censo crítico dos estudantes e principalmente, para a mudança de ressignificação e de atitudes com relação ao uso das TICs em sala de aula, permitindo uma nova visão de como essa ferramenta pode ser utilizada de forma diferente, atrativa, aprimorando as informações e atuando como facilitador da aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.