O trabalho com literatura infantil nas escolas pode desembocar perspectivas de amplo desenvolvimento na aprendizagem das crianças. Sob essa premissa, o trabalho em tela versa sobre o desenvolvimento das práticas literárias nas salas de aula da Educação Infantil na comunidade rural da Serra de João do Vale. Situada a 17 quilômetros da zona urbana do município de Triunfo Potiguar. Como objetivo geral, buscando constituir o cerne da pesquisa, nossos interesses focam investigar a participação da literatura na formação dos alunos que compõem a Educação Infantil na referida comunidade rural. À luz desse objetivo geral, arrolamos os específicos constituídos em: a) identificar as práticas literárias nas salas de aula da Educação infantil; b) conhecer as obras que circulam nessa ambiência, bem como seus critérios de seleção; c) analisar a relação entre a literatura e os professores da Educação Infantil da comunidade. Os procedimentos metodológicos foram engendrados mediante uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, desdobrada em três etapas. A priori, partimos de uma pesquisa bibliográfica, a fim de consolidar o arcabouço teórico, com o qual, posteriormente, correlacionamos os dados. Por conseguinte, seguimos a campo para conhecer o lócus da pesquisa e realizar as observações nas salas da Educação Infantil da Escola Municipal Manoel Felinto Filho e da Escola Municipal Antônio Martins. Na terceira etapa, entrevistamos as professoras, moradoras da própria comunidade, responsáveis pela Educação Infantil, cujas práticas literárias foram objeto para nossa análise. A entrevista fora mediada por questionário estruturado. Ao final, os dados coletados foram discutidos e correlacionados à luz do referencial teórico e suas análises devidamente organizadas e impressas no presente trabalho. Como resultado, compreendemos que nas salas de aula das escolas investigadas a única atividade relacionada à literatura é a contação de histórias. Verificamos, ainda, que as leituras realizadas em sala de aula comungavam com a categoria do desenvolvimento psicológico das crianças. Em ambas instituições, observamos a existência de bibliotecas. Contudo, a que pertence à Escola Manoel Felinto Filho, possui acervo, consideravelmente maior do que a biblioteca pertencente à Escola Antônio Martins. No tocante às obras, notamos a presença de livros diversos, cujas linguagens são escritas e visuais. Acerca da relação entre as professores investigadas e a literatura, observamos que, entre elas, não há apreço pela literatura fora da sala de aula. Entretanto, ambas reconhecem a importância da literatura na aprendizagem de seus alunos e, na medida do possível, a traz para suas práticas pedagógicas. A partir desses resultados, concluímos que as práticas literárias nas salas de aula da Educação Infantil na Serra de João do Vale ainda estão suscetíveis ao marasmo. Ainda assim, acreditamos que um dos entraves para maior eficácia nessas praticas é o investimento escasso na formação dos docentes. Uma vez que não há aprofundamento teórico-metodológico, naturalmente lacunas serão agregadas à escolarização dos pequenos campesinos.