Essa pesquisa teve como o objetivo realizar o levantamento da importância da utilização de novas ferramentas durante as aulas de Ciências Biológicas em turmas dos cursos Técnicos do Instituto Federal de Roraima – Campus Boa Vista Centro, focado principalmente na utilização de jogos didáticos elaborados pelos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas e alunos que foram público-alvo pesquisa. Durante estágios e na vida escolar, foi possível perceber a falta de metodologia atrativa para os alunos, fazendo as aulas monótonas e com isso prejudicando a atenção em relação ao conteúdo. Os jogos tiveram como função durante a pesquisa, atrair os estudantes para o conteúdo e complementar o assunto lecionado anteriormente em sala de aula. Tanto a criação dos jogos, quanto com a utilização desses jogos durante as aulas de Biologia são partes importantes do projeto. A pesquisa teve como alvo o conhecimento adquirido dos assuntos durante a elaboração e utilização dos jogos durante as aulas, como a aceitação desses jogos didáticos. A utilização dessas ferramentas para facilitar o repasse do conteúdo é muito importante, pois é perceptível a carência de metodologias atrativas aos alunos, e é visível a necessidade disso em sala de aula, pois isso diminui a falta de interesse em sala de aula, e consequentemente melhora na relação aluno e professor. Com os jogos já elaborados, o professor poderá utilizá-los em várias turmas e em vários semestres, sem a necessidade de renovação, dependendo do conteúdo e do material utilizado.Os alunos aprendendo e atentos as aulas podem ver o quanto são importantes e interessantes os assuntos que se encontra na Biologia, assim facilitando a aprendizagem.