ENSINANDO FUNÇÃO EXPONENCIAL E O CONCEITO DE LIMITES DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20903 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3524 "inscrito_id" => 7615 "titulo" => "ENSINANDO FUNÇÃO EXPONENCIAL E O CONCEITO DE LIMITES DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO ATIVIDADES INVESTIGATIVAS" "resumo" => "Cientes que o ensino de Calculo Diferencial e Integral é predominantemente abordado apenas no ensino superior, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma possibilidade de inserção do conteúdo de Calculo Diferencial e Integral no Ensino Médio, suas ideias intuitivas, como limites de uma função, taxas de variação média, variação, entre outros. A atividade aqui proposta trata-se de materiais manipuláveis para apresentar algumas ideias aos alunos do primeiro ano de ensino médio. Através de uma situação de recorte de folha de papel A4, trabalhamos e discutimos na busca de encontrar o que se pede. Podemos concluir que a inserção do conteúdo de Limite no Ensino Médio é uma opção viável, desde que abordada de forma contextualizada e que seja abordado de forma que não venha a se ater as suas formalidades, que são estudadas no ensino superior, a ideia com este trabalho é introduzir a noção básica do limite de funções sem se ater as suas formalidades estudadas nas aulas de calculo, mas sim que o estudante tenha uma noção de sua existência e de seu comportamento, visto através de situações que surgem durante a investigação matemática que terá como objetivo principal o ensino de função exponencial nesse caso específico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, ENSINO DE MATEMÁTICA, LIMITE DE UMA FUNÇAO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID7615_19082016174404.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIO PEREIRA AMARAL" "autor_nome_curto" => "MÁRCIO" "autor_email" => "marciocotonete@hotmail.co" "autor_ies" => "IFES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20903 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3524 "inscrito_id" => 7615 "titulo" => "ENSINANDO FUNÇÃO EXPONENCIAL E O CONCEITO DE LIMITES DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO ATIVIDADES INVESTIGATIVAS" "resumo" => "Cientes que o ensino de Calculo Diferencial e Integral é predominantemente abordado apenas no ensino superior, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma possibilidade de inserção do conteúdo de Calculo Diferencial e Integral no Ensino Médio, suas ideias intuitivas, como limites de uma função, taxas de variação média, variação, entre outros. A atividade aqui proposta trata-se de materiais manipuláveis para apresentar algumas ideias aos alunos do primeiro ano de ensino médio. Através de uma situação de recorte de folha de papel A4, trabalhamos e discutimos na busca de encontrar o que se pede. Podemos concluir que a inserção do conteúdo de Limite no Ensino Médio é uma opção viável, desde que abordada de forma contextualizada e que seja abordado de forma que não venha a se ater as suas formalidades, que são estudadas no ensino superior, a ideia com este trabalho é introduzir a noção básica do limite de funções sem se ater as suas formalidades estudadas nas aulas de calculo, mas sim que o estudante tenha uma noção de sua existência e de seu comportamento, visto através de situações que surgem durante a investigação matemática que terá como objetivo principal o ensino de função exponencial nesse caso específico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, ENSINO DE MATEMÁTICA, LIMITE DE UMA FUNÇAO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID7615_19082016174404.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIO PEREIRA AMARAL" "autor_nome_curto" => "MÁRCIO" "autor_email" => "marciocotonete@hotmail.co" "autor_ies" => "IFES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }