TABELA PERIÓDICA: OS ALIMENTOS E SUAS COMPOSIÇÕES QUÍMICAS- MITOS E VERDADES
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22278 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2414 "inscrito_id" => 8222 "titulo" => "TABELA PERIÓDICA: OS ALIMENTOS E SUAS COMPOSIÇÕES QUÍMICAS- MITOS E VERDADES" "resumo" => "Diante da realidade observada, de um ensino de química tradicional e descontextualizado, propõe-se uma intervenção pedagógica para que os alunos possam entender e aplicar conceitos químicos de forma significativa em suas vidas, e assim, facilitar o processo ensino- aprendizagem desta disciplina. Neste trabalho, descreveu - se uma aula contextualizada, em que o tema gerador foi os alimentos; através desta temática, trabalhou– se conceitos químicos, principalmente aqueles relacionados à Tabela Periódica: elementos químicos, composição química dos alimentos– mitos e verdades, para apresentar utilizando recursos simples e de baixo custo, uma forma mais dinâmica, interativa e prazerosa de interação entre o aluno e o conhecimento químico, com enfoque na tabela Periódica. A metodologia consistiu na aplicação de uma aula de caráter expositivo e a confecção de um jogo de memória dos elementos químicos, onde deveriam relacionar duas cartas iguais (de tamanho 5X8 cm), uma que apresentava o símbolo do elemento químico, seu nome, número atômico e de massa, e outra que continha um desenho de um alimento que pode ser encontrado esse elemento, a uma turma de do nono ano do ensino fundamental de uma escola particular em Petrolina- PE. Os alunos puderam discutir entre si sobre a veracidade de alguns questionamentos sobre a composição química alimentar, bem como analisar alguns mitos que circundam o tema alimentos, dentre deles, se a mistura de manga e leite pode fazer algum mal. Foi observado que tal intervenção pedagógica obteve resultados no que se concerne em aumentar o interesse dos estudantes na aula de química, e os fazer interligar as informações dadas em sala de aula a assuntos que permeiam o cotidiano, permitindo, portanto, presumir que há a construção de conhecimentos escolares significativos com o uso da contextualização dos conteúdos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, TABELA PERIÓDICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID8222_16082016214727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADJA BATISTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NADJA SANTOS" "autor_email" => "nadjabdsantos@gmail.com" "autor_ies" => "IF - SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22278 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2414 "inscrito_id" => 8222 "titulo" => "TABELA PERIÓDICA: OS ALIMENTOS E SUAS COMPOSIÇÕES QUÍMICAS- MITOS E VERDADES" "resumo" => "Diante da realidade observada, de um ensino de química tradicional e descontextualizado, propõe-se uma intervenção pedagógica para que os alunos possam entender e aplicar conceitos químicos de forma significativa em suas vidas, e assim, facilitar o processo ensino- aprendizagem desta disciplina. Neste trabalho, descreveu - se uma aula contextualizada, em que o tema gerador foi os alimentos; através desta temática, trabalhou– se conceitos químicos, principalmente aqueles relacionados à Tabela Periódica: elementos químicos, composição química dos alimentos– mitos e verdades, para apresentar utilizando recursos simples e de baixo custo, uma forma mais dinâmica, interativa e prazerosa de interação entre o aluno e o conhecimento químico, com enfoque na tabela Periódica. A metodologia consistiu na aplicação de uma aula de caráter expositivo e a confecção de um jogo de memória dos elementos químicos, onde deveriam relacionar duas cartas iguais (de tamanho 5X8 cm), uma que apresentava o símbolo do elemento químico, seu nome, número atômico e de massa, e outra que continha um desenho de um alimento que pode ser encontrado esse elemento, a uma turma de do nono ano do ensino fundamental de uma escola particular em Petrolina- PE. Os alunos puderam discutir entre si sobre a veracidade de alguns questionamentos sobre a composição química alimentar, bem como analisar alguns mitos que circundam o tema alimentos, dentre deles, se a mistura de manga e leite pode fazer algum mal. Foi observado que tal intervenção pedagógica obteve resultados no que se concerne em aumentar o interesse dos estudantes na aula de química, e os fazer interligar as informações dadas em sala de aula a assuntos que permeiam o cotidiano, permitindo, portanto, presumir que há a construção de conhecimentos escolares significativos com o uso da contextualização dos conteúdos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, TABELA PERIÓDICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID8222_16082016214727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADJA BATISTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NADJA SANTOS" "autor_email" => "nadjabdsantos@gmail.com" "autor_ies" => "IF - SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }