RETENÇÃO E EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: O IMPACTO DO LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE DISCENTES NA UFERSA ANGICOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22214 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3381 "inscrito_id" => 11944 "titulo" => "RETENÇÃO E EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: O IMPACTO DO LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE DISCENTES NA UFERSA ANGICOS" "resumo" => "As transformações científicas e tecnológicas ocorridas a partir do fim do século XX e em constante evolução no século XXI têm gerado mudanças sociais de extrema importância, caracterizando a sociedade contemporânea pelo uso cada vez maior das tecnologias na organização das mais diferentes práticas sociais. A sociedade atual vive uma mudança de paradigma decorrente da internacionalização do mercado, do processo de globalização e das transformações das tecnologias de informação e de comunicação (TIC). Essas sociedades determinam como bem necessário ao cidadão moderno o consumo de tecnologia cada vez mais avançada e criam no imaginário coletivo social a ideia de que melhores recursos tecnológicos garantem melhor ensino-aprendizagem, embora muitos estudos venham demonstrando que essa não é necessariamente uma verdade. Constante avanço tecnológico e o crescente uso das novas ferramentas tecnológicas (computador, internet, celular, caixa eletrônico, cartão magnético etc.) na vida social, demandam a necessidade de os cidadãos aprenderem a lidar com esses novos procedimentos, comportamentos e raciocínios específicos. Com o intuito de compreender a sazonalidade da retenção e evasão dos discentes na UFERSA, está sendo desenvolvido o estudo sobre o letramento digital dos ingressantes e, como auxiliá-los a desenvolver essas habilidades durante sua vida acadêmica. Através desse estudo podemos perceber que, a educação deve se adaptar às mudanças proporcionadas pelas TICs, formando cidadãos aptos a lidar com esses novos recursos didáticos/pedagógicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, EDUCAÇÃO, EVASÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID11944_18082016235508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZZA CRISTINA DA SILVA BARROS SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANDREZZA" "autor_email" => "andrezza@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22214 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3381 "inscrito_id" => 11944 "titulo" => "RETENÇÃO E EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: O IMPACTO DO LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE DISCENTES NA UFERSA ANGICOS" "resumo" => "As transformações científicas e tecnológicas ocorridas a partir do fim do século XX e em constante evolução no século XXI têm gerado mudanças sociais de extrema importância, caracterizando a sociedade contemporânea pelo uso cada vez maior das tecnologias na organização das mais diferentes práticas sociais. A sociedade atual vive uma mudança de paradigma decorrente da internacionalização do mercado, do processo de globalização e das transformações das tecnologias de informação e de comunicação (TIC). Essas sociedades determinam como bem necessário ao cidadão moderno o consumo de tecnologia cada vez mais avançada e criam no imaginário coletivo social a ideia de que melhores recursos tecnológicos garantem melhor ensino-aprendizagem, embora muitos estudos venham demonstrando que essa não é necessariamente uma verdade. Constante avanço tecnológico e o crescente uso das novas ferramentas tecnológicas (computador, internet, celular, caixa eletrônico, cartão magnético etc.) na vida social, demandam a necessidade de os cidadãos aprenderem a lidar com esses novos procedimentos, comportamentos e raciocínios específicos. Com o intuito de compreender a sazonalidade da retenção e evasão dos discentes na UFERSA, está sendo desenvolvido o estudo sobre o letramento digital dos ingressantes e, como auxiliá-los a desenvolver essas habilidades durante sua vida acadêmica. Através desse estudo podemos perceber que, a educação deve se adaptar às mudanças proporcionadas pelas TICs, formando cidadãos aptos a lidar com esses novos recursos didáticos/pedagógicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, EDUCAÇÃO, EVASÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID11944_18082016235508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZZA CRISTINA DA SILVA BARROS SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANDREZZA" "autor_email" => "andrezza@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }