Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESENHA ACADÊMICO-CIENTÍFICA A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho relata uma investigação que teve como objetivo investigar a aplicação de uma proposta de ensino de produção do gênero resenha, a partir de sequências didática, com foco nas características semântico-discursivas do referido gênero, com o intuito ainda de verificar se ocorrem evoluções no processo de aprendizagem dos alunos investigados. O gênero foi escolhido por possibilitar a escrita com uma função social concreta: de avaliar e descrever uma obra publicada ou traduzida por especialista de um determinado campo do conhecimento. Para a realização dessa intervenção, tomamos por base a proposta de sequências didáticas para o oral e a escrita, apresentada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que foi publicada no livro “Gêneros Orais e Escritos na Escola”, e ainda o conceito de gênero do discurso proposto por Bakhtin (2000). A presente pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter descritivo e aplicado, com investigações de cunho intervencionista. O corpus é constituído por 10 (dez) resenhas, em sua primeira e última versão, totalizando 20 (vinte) textos, que foram produzidas por trinta e cinco alunos da disciplina de Leitura e Produção de Texto, de um curso de graduação de uma universidade pública da Paraíba. Os resultados apresentados mostraram que houve algumas melhorias e avanços no processo de escrita do gênero resenha da primeira para a última versão, em especial em dois aspectos analisados: adequação linguística e a estrutura do gênero, uma vez que nos aspectos ligados à textualidade, os problemas detectados na primeira versão não foram superados de maneira significativa na última. Dessa forma, os resultados obtidos assinalaram a importância de se trabalhar as questões relacionadas à escrita do gênero resenha, com foco em seus aspectos linguístico-discursivos. A investigação nos levou a concluir que a proposta de ensino-aprendizagem do gênero resenha, a partir de sequências didáticas, é um método bastante eficiente para se trabalhar a competência linguística dos alunos, principalmente no que se refere à produção do referido gênero.

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