Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAIS EDUCAÇÃO: A OFICINA DE DANÇA COMO UMA ÁREA DO SABER ESPECÍFICO.

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência que discute o ensino da dança como um saber específico dentro do Programa Mais Educação, a considerar que dentro da oficina normalmente somente o caráter de expressão é enfatizado em detrimento de um ensino formativo que a arte enquanto saber propõe, geralmente focado somente nas apresentações em eventos escolar sem configurar a reflexão sobre o processo e os conteúdos neles possíveis de aprendizado. Dessa forma, a partir da pontuações encontradas no Plano Curricular Nacional (PCN) com respeito ao conteúdo de dança, presente tanto na disciplina de artes quanto na de educação física, e visualizando a recepção por parte do alunos e coordenação para um planejamento que contemple discussões específicas sobre o fazer na dança e na educação desenvolvemos estes estudo. Esse experimento foi aplicado em quatro turmas de jovens e adolescentes na faixa etária de 6 (seis) a 14 (anos) no sistema regular de ensino de uma escola pública de Campina Grande-PB com os jovens que participavam da oficina de dança inserida no Programa Mais Educação, no segundo período de 2015 e início de 2016. Inicialmente percebemos por parte tanto da coordenação quanto do alunado rejeição por um planejamento que se configurasse além da montagem coreográfica, mas que visualizasse os processos indivíduos de trabalho físico/artístico. Durante a aplicação gradualmente avanços foram sendo obtidos, dessa forma, os alunos se tornaram mais abertos para a experimentação e processos criativos. O planejamento permitiu tanto aos alunos quanto a coordenação compreender os pormenores do ensino de dança seu caráter expressivo/motor e educativo.

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