AS DIFICULDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DO PROJOVEM URBANO NO MUNICÍPIO DE PATOS – PARAÍBA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20312 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 830 "inscrito_id" => 2132 "titulo" => "AS DIFICULDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DO PROJOVEM URBANO NO MUNICÍPIO DE PATOS – PARAÍBA" "resumo" => "O ensino de Língua inglesa na educação básica tem sido polemizado, em especial na educação pública, mesmo sabendo da importância deste idioma e do seu uso na comunicação internacional. O presente estudo tem como pressuposto a análise das dificuldades de ensino da língua inglesa no contexto do Projovem Urbano em Patos – PB. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, com a aplicação de questionários estruturados com questões abertas e fechadas, direcionados a 40 alunos e dois professores de línguas, que versavam sobre as dificuldades de ensino-aprendizagem da Língua inglesa no Projovem Urbano, sendo complementados por observações in lócus. Os resultados revelaram que os professores enfatizam a importância do componente curricular, mesmo diante das adversidades encontradas no ensino e aprendizagem da Língua inglesa. Ao questionar os alunos sobre o ensino da Língua inglesa no seu cotidiano escolar, 60% reconhecem o seu papel como imprescindível, sendo a escrita (40%) e a leitura (30%) as maiores dificuldades apresentadas e o ouvir (40%) a maior facilidade de aprendizagem do idioma. Portanto, identificar as maiores dificuldades de ensino e aprendizagem da Língua inglesa no Projovem Urbano torna-se uma ferramenta valiosa para o professor trabalhar no contexto do aluno, despertando-o o interesse pelo aprendizado, desta forma, contribuindo na sua formação cidadã e a possibilidade de se conhecer e comunicar em mais uma língua." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "INGLÊS, ENSINO DE LÍNGUAS, COMPREENSÃO, FRACASSO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA16_ID2132_10082016223549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KILMARA" "autor_email" => "kilmaraok@hotmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20312 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 830 "inscrito_id" => 2132 "titulo" => "AS DIFICULDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DO PROJOVEM URBANO NO MUNICÍPIO DE PATOS – PARAÍBA" "resumo" => "O ensino de Língua inglesa na educação básica tem sido polemizado, em especial na educação pública, mesmo sabendo da importância deste idioma e do seu uso na comunicação internacional. O presente estudo tem como pressuposto a análise das dificuldades de ensino da língua inglesa no contexto do Projovem Urbano em Patos – PB. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, com a aplicação de questionários estruturados com questões abertas e fechadas, direcionados a 40 alunos e dois professores de línguas, que versavam sobre as dificuldades de ensino-aprendizagem da Língua inglesa no Projovem Urbano, sendo complementados por observações in lócus. Os resultados revelaram que os professores enfatizam a importância do componente curricular, mesmo diante das adversidades encontradas no ensino e aprendizagem da Língua inglesa. Ao questionar os alunos sobre o ensino da Língua inglesa no seu cotidiano escolar, 60% reconhecem o seu papel como imprescindível, sendo a escrita (40%) e a leitura (30%) as maiores dificuldades apresentadas e o ouvir (40%) a maior facilidade de aprendizagem do idioma. Portanto, identificar as maiores dificuldades de ensino e aprendizagem da Língua inglesa no Projovem Urbano torna-se uma ferramenta valiosa para o professor trabalhar no contexto do aluno, despertando-o o interesse pelo aprendizado, desta forma, contribuindo na sua formação cidadã e a possibilidade de se conhecer e comunicar em mais uma língua." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "INGLÊS, ENSINO DE LÍNGUAS, COMPREENSÃO, FRACASSO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA16_ID2132_10082016223549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KILMARA" "autor_email" => "kilmaraok@hotmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }