O ensino de Língua inglesa na educação básica tem sido polemizado, em especial na educação pública, mesmo sabendo da importância deste idioma e do seu uso na comunicação internacional. O presente estudo tem como pressuposto a análise das dificuldades de ensino da língua inglesa no contexto do Projovem Urbano em Patos – PB. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, com a aplicação de questionários estruturados com questões abertas e fechadas, direcionados a 40 alunos e dois professores de línguas, que versavam sobre as dificuldades de ensino-aprendizagem da Língua inglesa no Projovem Urbano, sendo complementados por observações in lócus. Os resultados revelaram que os professores enfatizam a importância do componente curricular, mesmo diante das adversidades encontradas no ensino e aprendizagem da Língua inglesa. Ao questionar os alunos sobre o ensino da Língua inglesa no seu cotidiano escolar, 60% reconhecem o seu papel como imprescindível, sendo a escrita (40%) e a leitura (30%) as maiores dificuldades apresentadas e o ouvir (40%) a maior facilidade de aprendizagem do idioma. Portanto, identificar as maiores dificuldades de ensino e aprendizagem da Língua inglesa no Projovem Urbano torna-se uma ferramenta valiosa para o professor trabalhar no contexto do aluno, despertando-o o interesse pelo aprendizado, desta forma, contribuindo na sua formação cidadã e a possibilidade de se conhecer e comunicar em mais uma língua.