EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: O CASO DA ESCOLA ENÉAS CAVALCANTE EM CEARÁ-MIRIM/RN
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20752 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3058 "inscrito_id" => 72 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: O CASO DA ESCOLA ENÉAS CAVALCANTE EM CEARÁ-MIRIM/RN" "resumo" => "A questão ambiental vem sendo amplamente discutida na sociedade. Sendo assim, as escolas devem se preparar para esta realidade, formando cidadãos ativos e participativos. Um projeto de intervenção pedagógica em educação ambiental foi realizado na Escola Estadual Enéas Cavalcante em Ceará - Mirim/RN, com crianças entre 7 a 10 anos das séries iniciais do ensino fundamental I. O projeto foi desenvolvido em três etapas: 1) foram promovidos diálogos sobre a temática junto ao alunado; 2) foram feitas oficinas com materiais recicláveis, para que os alunos produzissem objetos a partir destes, possibilitando a interação dos mesmos, 3) houve uma intervenção na horta da escola, revitalizando-a, conjuntamente ao plantio de mudas, envolvendo alunos e os autores do projeto. Considerando a importância de uma educação voltada para preservação ambiental, onde se permitiu ao aluno compreender que os problemas ambientais são gerados pela estrutura socioeconômica em detrimento do desenvolvimento humano e tecnológico, podemos afirmar que o resultado foi positivo, uma vez que durante as atividades percebemos o interesse das crianças, que se mostraram motivadas com a realização das mesmas. Elas puderam perceber diferenças entre teoria e prática quando foram estimulados a resolver problemas no uso racional dos recursos e a construção de um novo tipo de relação com o ambiente, levadas a acreditar no desenvolvimento socioeconômico sustentável." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID72_17082016225852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMEM MARIA DA ROCHA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "CARMEMFERNANDES" "autor_email" => "cacadrf@hotmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20752 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3058 "inscrito_id" => 72 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: O CASO DA ESCOLA ENÉAS CAVALCANTE EM CEARÁ-MIRIM/RN" "resumo" => "A questão ambiental vem sendo amplamente discutida na sociedade. Sendo assim, as escolas devem se preparar para esta realidade, formando cidadãos ativos e participativos. Um projeto de intervenção pedagógica em educação ambiental foi realizado na Escola Estadual Enéas Cavalcante em Ceará - Mirim/RN, com crianças entre 7 a 10 anos das séries iniciais do ensino fundamental I. O projeto foi desenvolvido em três etapas: 1) foram promovidos diálogos sobre a temática junto ao alunado; 2) foram feitas oficinas com materiais recicláveis, para que os alunos produzissem objetos a partir destes, possibilitando a interação dos mesmos, 3) houve uma intervenção na horta da escola, revitalizando-a, conjuntamente ao plantio de mudas, envolvendo alunos e os autores do projeto. Considerando a importância de uma educação voltada para preservação ambiental, onde se permitiu ao aluno compreender que os problemas ambientais são gerados pela estrutura socioeconômica em detrimento do desenvolvimento humano e tecnológico, podemos afirmar que o resultado foi positivo, uma vez que durante as atividades percebemos o interesse das crianças, que se mostraram motivadas com a realização das mesmas. Elas puderam perceber diferenças entre teoria e prática quando foram estimulados a resolver problemas no uso racional dos recursos e a construção de um novo tipo de relação com o ambiente, levadas a acreditar no desenvolvimento socioeconômico sustentável." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID72_17082016225852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMEM MARIA DA ROCHA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "CARMEMFERNANDES" "autor_email" => "cacadrf@hotmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }