Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFICIÊNCIA EM LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: CONCEPÇÃO E DADOS ESTATÍSTICOS

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Diante da necessidade de formar leitores proficientes, capazes de compreender e interpretar os textos, através de estratégias diversificadas, faz se necessário um trabalho pedagógico criterioso, que exige atenção em todas as etapas listadas no planejamento. Nos dias atuais é imprescindível que o aluno tenha habilidades e competências leitoras para atendimento as demandas sociais do dia a dia. A leitura é um processo que vai além da decodificação de signos e símbolos, exige compreensão, interpretação e criticidade, exige ações direcionadas ao cérebro, a memória e a emoção. A prática da leitura permite a interação entre texto e leitor e envolve elementos que permitem explorar a linguagem e a língua. Leitura é o eixo central da proposta curricular dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, deve ser bem abordada no âmbito escolar, pois será uma ponte que fará a mediação entre o aluno e o mundo. Esta pesquisa deu-se a partir de estudos bibliográficos e análise de dados obtidos em avaliações externas. Este trabalho mostra a concepção da leitura e sua importância na sociedade. A pesquisa apresenta como está o nível de proficiência em leitura a nível nacional, estadual e municipal, chamando a atenção para a problemática e propondo uma reflexão sobre o baixo nível de proficiência em leitura, reprovação e repetência escolar, fatores que desqualificam a educação brasileira. Esses fatores em parte estão associados às práticas de leitura ineficazes e ao analfabetismo funcional, onde há somente a decodificação de códigos e símbolos. É necessário e urgente investir na formação do leitor competente, pois a proficiência em tal prática permitirá desenvolvimento da aprendizagem e aquisição do conhecimento nas diversas áreas de estudo.

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