Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DIMENSÃO SUBJETIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA.

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA, SUBJETIVIDADE, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19746
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1860
    "inscrito_id" => 10288
    "titulo" => "A DIMENSÃO SUBJETIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo perceber como a dimensão subjetiva e cultural contribui para processo de ensino e aprendizagem no ensino de sociologia e, a partir disso, refletir acerca de sua contribuição na construção do conhecimento e da imaginação sociológica. Para atender a tais objetivos, escolhemos como lócus de nossa pesquisa a Escola Abel Coelho, localizada no município de Mossoró/RN, no qual foi possível responder às questões implicadas em nossos objetivos a partir do estudo a campo.  Para o desenvolvimento da fundamentação teórica, pautamo-nos pelos seguintes autores: Guattari (1992), Mills (1982), Freire (1996), Morin (2003), Bauman (2015), Sarandy (2001), Tomazi (2010), Santos (2010), entre outros autores pertinentes para o embasamento teórico de nossas discussões que foram abordados durante o texto. A pesquisa de campo foi estruturada partir de entrevistas semiestruturadas, observações e visitas realizadas nas salas de aula e sala dos professores da Escola Abel Coelho, através das quais pudemos estabelecer conversas informais, registrá-las e fazer anotações em caderno de campo, proporcionando-nos maior familiaridade com o objeto de estudo e maior proximidade com as respostas implicadas aos nossos objetivos. Durante o processo investigativo da nossa pesquisa, foi possível perceber que a dimensão subjetiva contribui no processo de ensino e aprendizagem. Essa contribuição torna-se perceptível, sobretudo, quando a vida do aluno e os seus gostos são revividos na sala de aula junto com os demais alunos e com o professor, construindo um ambiente de diálogo com os conteúdos trabalhados e permitindo a imaginação sociológica do aluno no processo de ensino adotada pelo professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, SUBJETIVIDADE, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID10288_15082016155810.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISRAELA MÍRIAM DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ISRAELA MÍRIAM"
    "autor_email" => "israelamiriam@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19746
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1860
    "inscrito_id" => 10288
    "titulo" => "A DIMENSÃO SUBJETIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo perceber como a dimensão subjetiva e cultural contribui para processo de ensino e aprendizagem no ensino de sociologia e, a partir disso, refletir acerca de sua contribuição na construção do conhecimento e da imaginação sociológica. Para atender a tais objetivos, escolhemos como lócus de nossa pesquisa a Escola Abel Coelho, localizada no município de Mossoró/RN, no qual foi possível responder às questões implicadas em nossos objetivos a partir do estudo a campo.  Para o desenvolvimento da fundamentação teórica, pautamo-nos pelos seguintes autores: Guattari (1992), Mills (1982), Freire (1996), Morin (2003), Bauman (2015), Sarandy (2001), Tomazi (2010), Santos (2010), entre outros autores pertinentes para o embasamento teórico de nossas discussões que foram abordados durante o texto. A pesquisa de campo foi estruturada partir de entrevistas semiestruturadas, observações e visitas realizadas nas salas de aula e sala dos professores da Escola Abel Coelho, através das quais pudemos estabelecer conversas informais, registrá-las e fazer anotações em caderno de campo, proporcionando-nos maior familiaridade com o objeto de estudo e maior proximidade com as respostas implicadas aos nossos objetivos. Durante o processo investigativo da nossa pesquisa, foi possível perceber que a dimensão subjetiva contribui no processo de ensino e aprendizagem. Essa contribuição torna-se perceptível, sobretudo, quando a vida do aluno e os seus gostos são revividos na sala de aula junto com os demais alunos e com o professor, construindo um ambiente de diálogo com os conteúdos trabalhados e permitindo a imaginação sociológica do aluno no processo de ensino adotada pelo professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, SUBJETIVIDADE, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID10288_15082016155810.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISRAELA MÍRIAM DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ISRAELA MÍRIAM"
    "autor_email" => "israelamiriam@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo perceber como a dimensão subjetiva e cultural contribui para processo de ensino e aprendizagem no ensino de sociologia e, a partir disso, refletir acerca de sua contribuição na construção do conhecimento e da imaginação sociológica. Para atender a tais objetivos, escolhemos como lócus de nossa pesquisa a Escola Abel Coelho, localizada no município de Mossoró/RN, no qual foi possível responder às questões implicadas em nossos objetivos a partir do estudo a campo. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica, pautamo-nos pelos seguintes autores: Guattari (1992), Mills (1982), Freire (1996), Morin (2003), Bauman (2015), Sarandy (2001), Tomazi (2010), Santos (2010), entre outros autores pertinentes para o embasamento teórico de nossas discussões que foram abordados durante o texto. A pesquisa de campo foi estruturada partir de entrevistas semiestruturadas, observações e visitas realizadas nas salas de aula e sala dos professores da Escola Abel Coelho, através das quais pudemos estabelecer conversas informais, registrá-las e fazer anotações em caderno de campo, proporcionando-nos maior familiaridade com o objeto de estudo e maior proximidade com as respostas implicadas aos nossos objetivos. Durante o processo investigativo da nossa pesquisa, foi possível perceber que a dimensão subjetiva contribui no processo de ensino e aprendizagem. Essa contribuição torna-se perceptível, sobretudo, quando a vida do aluno e os seus gostos são revividos na sala de aula junto com os demais alunos e com o professor, construindo um ambiente de diálogo com os conteúdos trabalhados e permitindo a imaginação sociológica do aluno no processo de ensino adotada pelo professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.