Sabe-se que o livro didático (LD) é um instrumento pedagógico imprescindível na prática docente, pois possibilita uma elevada amplitude no que diz respeito à acessibilidade dos discentes. Com isso, constata-se que esse instrumento deve ser minuciosamente pensado e aprimorado. Temos como norte o conteúdo “sistema endócrino”, averiguamos como este é abordado. O presente construto se utiliza dos critérios estabelecidos com base em Vasconcelos e Souto (2008) na analise de 08 LD da etapa de ensino médio, mais precisamente do 2º ano. O trabalho emprega-se de uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, além disso, tem como subsídio ao arcabouço teórico o pensar de autores como: Verceze e Silvino (2008), Zambon e Terrazzam (2012), Gadotti (2007) e, sobretudo Vasconcelos e Souto (2003) que propiciaram com seus critérios de avaliação, uma melhor ponderação a respeito dos LD para a construção da presente conjectura. Por fim, ao término da pesquisa, fica evidenciado que enquanto algumas obras trabalham o conteúdo de forma facilitadora, enquanto outros, não foram bem elaborados no que se refere ao conteúdo em questão, com isso, primordialmente, evidenciou-se que a prática crítica/reflexiva é indispensável num docente, na competência de avaliar os recursos utilizados na sua práxis.